quinta-feira, 29 de março de 2012

“Se eu fosse um livro…”

Se eu fosse um livro de José Jorge Letria é um livro infantil que me foi lido na exposição bienal Ilustrarte’12. Este encontra-se exposto na mesa de cabeceira do ilustrador da obra, André Letria (filho do autor). 

O livro não conta propriamente uma história. Parece querer revelar os desejos ou as vontades de cada um de nós, caso fossemos um livro. 
«Se eu fosse um livro…» é o mote para o início de cada frase. 

«Se eu fosse um livro, pediria a quem me encontrasse na rua para me levar para casa consigo.» Assim começa o livro. A frase é ilustrada com um livro esquecido num banco de jardim e um jovem a olhar nessa direção. Por breves momentos, a dúvida fica a pairar nas nossas cabeças. Será que o livro é levado para casa? Como gostamos de finais felizes para os livros, imediatamente respondemos que sim! 

«Se eu fosse um livro, pedia às pessoas para não me usarem como ornamento de prateleiras» ou «Se eu fosse um livro, seria um imenso poema que oferecesse às palavras sentidos inesperados.» são mais duas das frases que gostei, muito embora todas elas sejam apetecíveis.









(aumentar as imagens para desvendar as frases)

Com ilustrações simples e bonitas,
Se eu fosse um livro é um livro que fala de uma relação muito especial: o amor aos livros. 
E tu, o que serias se fosses um livro? 

6 comentários:

Miguel Pestana disse...

Se eu fosse um livro..

gostava de ser O livro, aquele que relembras as frases de personagens que te marcaram; aquele livro que não arrumas definitivamente na estante, mas que o buscas periodicamente para reler parte ou integralmente; gostava que recomendasses o meu título aos teus amigos e eles aos amigos deles.

Isabel disse...

Se eu fosse um livro, gostava de ter poesia e bonitas imagens. Seria um livro que todos os que gostam de poesia haveriam de querer ter.

Mas este do José Jorge Letria parece engraçado.

Teté disse...

Se eu fosse um livro... todos os leitores voariam livremente nas asas do sonho e por todos os cantos do mundo, onde conheceriam outras gentes e civilizações! :)

Beijocas!

Paula disse...

Se eu fosse um livro gostaria de ser lido e relido :)

Porcelain disse...

Parece absolutamente encantador! Adorei as ilustrações, adorei a ideia do livro! Do que conheço de José Jorge Letria gosto bastante.

Se eu fosse um livro, gostava de mudar a vida do meu dono, de a revolucionar totalmente; se eu fosse um livro, gostava que a pessoa que me começasse a ler fosse uma pessoa nova e diferente quando o acabasse de ler... (e será que não são todos assim?).

Beijinho!

susemad disse...

E eu como leitora levar-vos-ia a todos para casa. :)

Pinturas populares (últimos 30 dias)