terça-feira, 6 de março de 2012

3| livrarias e bibliotecas no mundo

Ler Devagar em Lisboa, Portugal

Ler Devagar. Assim nos diz o nome desta belíssima livraria. Situada na Lx. Factory, a Ler Devagar é um espaço, onde o sonho é realmente real. Lá no cimo, a Bicicleta Voadora transporta-nos para o mundo imaginário, quem sabe de tantas histórias já lidas e de outras ainda por descobrir. A beleza daquela imagem faz-nos rodopiar a cabeça sempre que nos deslocamos na livraria. É o querer deslumbrarmo-nos sempre em todos os ângulos. Seja em que ponto estivermos, a Bicicleta Voadora não nos larga o olhar. E é tão bonita! 

As prateleiras intermináveis e apinhadas de livros quase até ao teto, convidam-nos a mirar as lombadas com tantos títulos apaixonantes e a chamarem a nossa atenção para serem levados para casa. Os dedos vão saltando entre um título e outro e selecionando os lidos, os não lidos e os que podem ir, desta vez, na sua companhia. Um cepo largo de madeira, pintado na lombada de amarelo, separa os livros pelas diversas áreas: literatura lusófona, literatura inglesa, literatura francesa, história, sociologia, design, fotografia, entre tantas outras. 


Passo a passo, vamos subindo para o piso de cima onde já nos espera o Sonhador, que sentado no seu monociclo deseja alcançar a Lua. Quem nos conta a estória do Sonhador é o Sr. Pietro, o inventor. Com a sua doce simpatia, o Sr. Pietro encaminha-nos para outras maravilhosas invenções que estão em exposição permanente. Mostra-nos, com um brilho de orgulho estampado no olhar, o funcionamento e a história de cada uma delas. Aqui a imaginação vai até onde os sonhos permitem chegar!

6 comentários:

Patrícia disse...

Fiquei absolutamente deslumbrada! Uma das minhas grandes paixões passa pela literatura e ver uma livraria assim deixa-me, passo a expressão, " a salivar tipo pavlov".

Patrícia

P.S: Já agora, se sentires curiosidade acerca desta bookholic assumida, visita o meu blog. Apesar de não estar directamente relacionado com os temas abordados neste blog, gostaria que desses a tua opinião. O Poder da Ironia está de braços abertos para receber "sangue novo".

susemad disse...

Compreendo muito bem esse teu estado, Patrícia! Acredito que deve acontecer a todos os que nutrem um sentimento especial pelos livros. :)
Boas leituras e farei por dar uma saltada até ao "Sangue da Ironia".

Teté disse...

Ah, tenho de ir espreitar, está visto! Nem sabia que existia... :)

Contigo, estou sempre a aprender! :D

Beijocas!

susemad disse...

Vai sim Teté que tenho a certeza que vais gostar. A livraria tem ainda um espaço de cafetaria, que se não estou em erro também serve refeições. ;) Está aberta das 12h às 24h, de terça a quinta e das 12h às 2h, às sextas e sábados. Aos domingos também está aberta das 11h às 22h. Como vês são horários ótimos para te perderes neste espaço literário. :)
Beijocas

Anónimo disse...

Já estive aí algumas vezes e adorei poder ler esse teu apontamento.
Lamento não poder ir lá mais vezes, porque o lx Factory é realmente um lugar à parte em Lisboa.

susemad disse...

É um lugar deveras encantador! ;)
Pois, no meu caso, a distância também não ajuda, MARTINI BIANCO.

Pinturas populares (últimos 30 dias)