segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Lenda da Nossa Senhora da Oliveira

Praça da Oliveira, Guimarães

Com tantas lendas que andam por aí e eu ainda não tinha escrito uma sobre Guimarães! Ora claro está que a cidade onde nasceu Portugal também haveria de ter algumas estórias para partilhar e nada melhor do que escrever sobre a lenda da Nossa Senhora da Oliveira. 

A lenda conta-nos que Wamba, o rei godo, trouxe do Jardim das Oliveiras de Jerusalém uma Oliveira que plantou em S. Torcato, para que com o seu azeite pudesse depois alumiar o corpo do santo bispo. Muitos séculos depois, a Oliveira foi plantada na Praça Maior da Vila, mas não resistiu e acabou por secar. E assim continuou seca até ao dia em que ergueram ao pé da Oliveira um cruzeiro do Padrão. A notícia de que a Oliveira tinha dado rebentos novos passou de boca em boca, de tal forma, que o povo começou a ir em romaria para ver e admirar com os seus próprios olhos o tamanho milagre que se tinha dado em honra da Santa Maria de Guimarães. Que entretanto na voz do povo já tinha passado a ser chamada de Santa Maria da Oliveira. 

As suas azeitonas e folhas passaram a ser remédio e proteção e em tempos de guerra, não havia soldado que não levasse consigo uma folha como garantia de regresso a casa. Só que os tempos aí eram outros. E com esses tempos outros vieram, que esmoreceram e levaram a fé de muita boa gente. Assim chegou o tempo em que o lugar da Oliveira começou a ser um estorvo, por dificultar o caminho das cavalgaduras. Muitos foram os que pensaram em decepá-la... 

Claro está que a Oliveira do milagre já não existe. Mas como para grandes males há sempre grandes remédios, a Oliveira da praça acabou por ressuscitar e ir parar ao seu devido lugar, dentro do polígono de pedra, de modo a lembrar os tempos imemoriais.
_________________
Fonte: Município de Guimarães

4 comentários:

Teté disse...

A oliveira ressuscitou?!? LOL! A parte inicial da lenda até está engraçada, mas esse final de oliveira ressuscitada fez-me dar uma sonora gargalhada... :)))

Beijocas!

susemad disse...

Claro que não ressuscitou, Teté. O que aconteceu é que foi plantada um nova no lugar da Oliveira do milagre. Ehehe Mas assim contada sempre tinha mais piada a lenda. :)

Rogeriomad disse...

Já curei grandes ressacas com a folha da oliveira. Já dormi debaixo dela... espero que isso se torne lenda!

Raul disse...

Não consigo encontrar nenhum artigo que explique que raio de lugar mais inapropriado para por duas pessoas em ato sexual. A torre da igreja da Nossa Senhora da Oliveira, mais propriamente um bueiro de escoamento de água. sabe porquê
sintrao@gmail.com

Pinturas populares (últimos 30 dias)