segunda-feira, 18 de junho de 2012

5| livrarias e bibliotecas no mundo

Hoje assinala-se o 2º aniversário da morte de José Saramago e a Fundação José Saramago abriu as suas portas no dia 13 de junho, na Casa dos Bicos, em Lisboa. Muitos têm sido os apaixonados e os curiosos, que têm visitado este espaço onde se respira Saramago! 

No primeiro piso, encontra-se a divisão da exposição onde se pode perder horas, por haver tanto para ler e observar. Nas paredes estão expostas as suas obras escritas, traduzidas em várias línguas, bem como livros que o autor traduziu. Confesso que foi das coisas que mais me fascinou. Percorrer aquelas paredes e (re)conhecer os seus livros em tantas e tantas línguas, com alguns títulos diferentes e em capas tão lindíssimas foi um momento bastante emotivo. Fotografias, documentos e escritos pessoais, material de trabalho (como a máquina de escrever e os óculos), vídeos e entrevistas são também possíveis encontrar aqui.

Já nos pisos seguintes tem-se acesso à livraria e à biblioteca, sendo que as prateleiras estão cheias de livros. Uma coisa é certa... Se não conseguirmos encontrar um livro de Saramago nas livrarias, aqui não teremos dificuldades em encontrá-lo! Nem em português, nem em outras línguas, principalmente em espanhol. 


Um lugar a (re)visitar sempre!





4 comentários:

Teté disse...

Ainda não visitei, mas devo fazê-lo em breve. Embora o fã de Saramago cá de casa não seja eu... :)))

Beijocas!

S. G. disse...

estou mortinho por lá passar :)

S. G. disse...

valeu a pena a visita?

susemad disse...

Pois imaginei que a fã não fosses mesmo tu, Teté! ;)
Mas vai sim, que o espaço não é só para os apaixonados do autor é também para todos aqueles que gostam de livros.
Beijocas


Então não te deixes morrer sem lá passar, S. G. ;)
Vale a pena a deslocação até à Casa dos Bicos para (re)encontrar Saramago.
Gostei imenso e só tive pena de não poder usufruir de mais tempo por ter ido a um sábado, que é quando a fundação só está aberta até às 14h.

Pinturas populares (últimos 30 dias)