quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cinco anos a pintar em...

ilustração: phermad

O tonsdeazul hoje está de parabéns. Tem uma mão cheia de anos!

Este ano já pintei mais do que nos anos anteriores. Deve ser um sinal de que irei continuar por aqui por mais uns tempos. ^.^
Como o ano está a chegar ao fim, vou aproveitar, mais uma vez, o aniversário do tonsdeazul para vos falar de pequenos momentos que marcaram o ano de 2010.

Deixei de conhecer virtualmente a minha amiga Teté. Agora conheço-a mesmo em pessoa. A oportunidade surgiu e pronto, conheci uma mulher fantástica, que é tudo aquilo que mostra ser no seu
blogue e muito mais. Para ti, muitos beijinhos. ^.^

Vi menos cinema este ano, mas registo três filmes que valeram realmente todos os minutos.

Toy Story 3 de Lee Unkrich. Fiquei rendida a estes personagens. Agora tenho mesmo de ver os dois anteriores, porque confesso que apesar de adorar filmes de animação, estes nunca me tinham convencido.
O Segredo de Seus Olhos de Juan José Campanella. Tinha votado no francês, Um Profeta de Jacques Audiard, como melhor filme estrangeiro, mas depois de ver este argentino mudei claramente de ideias. Simplesmente brilhante! Daqueles filmes que nos deixam sem palavras. Depois de sairmos da sala de cinema, ficamos longos minutos a digerir todas as emoções e pensamentos.
O Amor é Melhor a Dois de Dominique Farrugia e Arnaud Lemort. Uma excelente comédia romântica, que tive a oportunidade de assistir na 11ª Festa do Cinema Francês. Cada pessoa tem a sua forma de sonhar com o encontro perfeito, com o momento em que vai encontrar a tal pessoa… Maravilhoso!

Concertos
foram alguns, mas destaco dois como os que tocaram cá dentro. O terceiro dia do Alive, com
Pearl Jam e o concerto de Rodrigo Leão & Cinema Ensemble.
Uma música que marcou o meu Verão e fará parte dos meus dias azuis: Estrela do Mar de Jorge Palma.

Quanto a teatro aconselho mesmo a peça O Senhor Puntila e o Seu Criado Matti de Bertolt Brecht, que ainda está em cena até 30 de Janeiro de 2011. É divinal! O Miguel Guilherme é do melhor, não retirando mérito aos outros actores. Os cenários estão muito bons e a composição musical ajuda abrilhantar o que já está brilhante.

Finalmente chego aos livros. 102 livros lidos este ano. 47 lusófonos e 55 estrangeiros. Tal como o ano passado, não foi fácil fazer uma selecção. Daí optei por dividi-los em categorias.
Literatura Lusófona:
- O ano da morte de Ricardo Reis de José Saramago
- o remorso de baltazar serapião de valter hugo mãe
- A Capital de Eça de Queirós
- Livro de José Luís Peixoto
- O Evangelho do Enforcado de David Soares

- As mais belas coisas do mundo de Valter Hugo Mãe (livro infantil)
Não menos importantes, refiro ainda: O Dia dos Prodígios de Lídia Jorge, O Alienista de Machado de Assis, As Aventuras de João Sem Medo de José Gomes Ferreira, Parábola do Cágado Velho de Pepetela, Os Livros Que Devoraram o Meu Pai de Afonso Cruz, O Sétimo Véu de Rosa Lobato de Faria e O Fio das Missangas de Mia Couto.
Literatura Estrangeira:
- Crime e Castigo de Fiódor Dostoievski
- A Quinta dos Animais de George Orwell
- O Deus das Moscas de William Golding
- Os Irmãos Tanner de Robert Walser
- A Papisa Joana de Donna Woolfolk Cross
Também não menos importantes: Desgraça de J. M. Coetzee, A Mancha Humana de Philip Roth, O Monte dos Vendavais de Emily Brontë, Siddhartha de Hermann Hesse, O Físico de Noah Gordon, Revolutionary Road de Richard Yates e Os Filhos da Meia-Noite de Salman Rushdie.
Poesia:
- Eneida de Virgílio
- a verdade dói e pode estar errada de João Negreiros

- Quando fui outro de Fernando Pessoa (Antologia da autoria de Luiz Ruffato)
- Há Prendisajens com o Xão de Ondjaki
- Raiz de Orvalho e Outros Poemas de Mia Couto
Não este ano não me esqueci da poesia, Nelson! ^.^
Para trás ficaram muitos outros, mas destes 102 não houve assim nenhum mau ou algum que tivesse sido colocado de lado. Houve sim algumas histórias que me souberam a pouco, mas apenas por esperar um pouco mais do que aquilo que encontrei.

Termino com beijinhos e abraços.
________________
Adenda: Havia dois prémios azulados a entregar. Estes não foram mencionados aqui ontem, porque a tons de azul considera que ao mencioná-los retirava toda a espontaneidade a quem por aqui passasse. Assim agradeço a todos os que visitam o tonsdeazul e a todos os que pincelaram. Hoje informo que os dois felizes contemplados foram o Menphis e a N. Martins. Parabéns e aguardo um contacto vosso para poder enviar os prémios. ^.^

22 comentários:

Teté disse...

Xi, já 5 anos?! Ainda há pouco fiz 4, e mesmo assim arredondados desde o início da blogosfera... :)

Obrigada pela parte que me toca, amiga! Também gostei muito de te conhecer e encontrar, espero que se volte a repetir. :D

Ainda um dia destes comecei a pensar no "balanço" anual de filmes e livros, "O Segredo dos Seus Olhos" está indubitavelmente no Top de todos os que vi este ano. Que tu e outra amiga me entusiasmaram a ir ver. Não vi os outros que referes, nem nenhum Toystory, diga-se em abono da verdade.

A concertos não vou, ao teatro ainda não fui, mas ainda espero ir este ano - quer dizer, já tenho reservas, mas a peça não é essa!

E nos livros, consegues bater toda a gente que conheço! 102? E não desististe de nenhum? Corajosa! Desses todos que referes li o do Pepetela este ano e a "Quinta dos Animais" (aliás, "Triunfo dos Porcos" na tradução anterior) e o "Monte dos Vendavais", ambos já há bastante tempo.

Beijinhos e PARABÉNS! :D

Anónimo disse...

Parece ter sido um ano cheio e muito rico.
Parabéns pelo quinto aniversário do blogue.Continue por muitos mais.
Eu desde que descobri este blogue(há uns meses)que sou leitora fiel.
Um abraço
Isabel

Cartas a Si disse...

Muitos parabéns pelos cinco aninhos! Espero que venham muitos mais, é sempre agradável o que aqui se vê e lê. Obrigada pelo que partilha connosco.

Menphis disse...

Parabéns..descobri-o à pouco tempo, mas fica para sempre. Beijinhos

PS: também estive no concerto dos Pearl Jam, mas concerto do ano Alive 2010 foi a Florence and the Machine foi lindo .

N. Martins disse...

Muitos Parabéns! Espero que continues por muitos mais anos com o tonsdeazul. É um espaço diferente sem o qual não teria conhecido muitos dos autores, filmes e curtas de animação que vi este ano. :9
Muito obrigada por isso! :)

Também adorei O Segredo dos Teus Olhos, é um filme marcante.
Dos livros nem vale a pena falar... Vejo que colocaste O Deus das Moscas na lista, o que quer dizer que gostaste! Ainda bem! É um daqueles livros que nunca vou esquecer. :)

Beijinhos e uma vida longa para o tonsdeazul.

drm disse...

Parabens pelas excelentes partilhas e que venham muitos mais anos alegres e recheados de cores! :))

Anónimo disse...

Parabéns! Espero que o tonsdeazul continue a contar anos.
Beijinho

susemad disse...

Pois é Teté quando, no início desta semana, reparei que fazia 5 anos nem queria acreditar que já tinham passado estes anos todos! Tantos foram os dias em que estive para deixar este cantinho azul de lado e tantos foram os dias em que a vontade em continuar foi sempre prevalecendo. E por aqui continuo, porque sei que depois iria sentir saudades vossas. ;)
Sim mais dias haveremos de ter para estarmos juntas.
Tens de ver o Toy Story quando tiveres oportunidade. Vais gostar de certeza.
Queria ter referido muitos mais livros, porque este ano até foi um ano com muitos bons livros lidos, mas não dava, não é? Ehehe
Beijocas e obrigada


Obrigada Isabel pelas palavras.
Espero conseguir continuar a agradar nas pinceladas. :)
Um abraço


Cartas a Si, olá
Obrigada. Vou continuar por aqui a pincelar sempre em tons de azul. ;)


Olá, Menphis!
Obrigada. Gosto muito de visitar o teu diariamente. :)
Quanto ao Alive só tive mesmo no 3º dia, com muita pena minha, pois bem gostava de ter visto Florence and The Machine!
Eu não mencionei, porque perde a piada quando se menciona, mas havia dois miminhos azulados a entregar e tu foste um dos contemplados, pois foste o que pincelou mais perto da hora em que o tonsdeazul nasceu. Parabéns! ;) Fico a aguardar a tua morada na minha caixa de e-mail (susemad@gmail.com) para te poder enviar o prémio.
Beijinhos

N. Martins fico feliz em ouvir as tuas palavras. Obrigada.
Pois "O Deus das Moscas" será um livro que ficará marcado por muitos anos. Pretendo falar dele, mas não por agora. Tenho que o digerir primeiro. ;)
Tal como disse ao Menphis, digo-o a ti. Eu não mencionei, porque perdia a piada, mas havia dois miminhos azulados a entregar e tu foste a outra contemplada, por teres sido a quinta a pincelar no tonsdeazul. Parabéns! ;) Fico a também aguardar a tua morada na minha caixa de e-mail (susemad@gmail.com) para te poder enviar o prémio.
Beijinhos

DRM eu é que agradeço o facto de teres ajudado a que os 5 anos do tonsdeazul pudessem ser mesmo em tons de azul! Obrigada pelos mimos.
Beijinhos dos grandes

Humming, olá
Obrigada e vou esforçar-me para continuar a pincelar por aqui. ;)
Beijinho

N. Martins disse...

Boa! Adoro prendinhas! :) Já te mandei o mail... Estou curiosa. O que será? :)

Menphis disse...

Yuppiieee..muito obrigado, já te mandei. Estou curioso ;)

susemad disse...

Pois vão ter de continuar curiosos, porque eu não vos conto o que é! Eheheh Mas posso garantir que vão gostar. ;) Beijinhos

Paula disse...

Parabéns atrasados Tonsdeazul, não passei por aqui antes :( pena :P

Adoro o blogue, já o seguia há algum tempo, mesmo antes de "falarmos" :P continua a fazer este trabalho que é magnífico. Um blogue que prima pela diferença :) adoro cá vir.

Beijinhos

S. G. disse...

parabéns! :)

susemad disse...

Obrigada, Paula e S. G.!

N. Martins disse...

Já recebi o mimo azul. Que mimo! Estava espera de algo mais simbólico por isso fiquei surpreendida. :) Obrigada pelo Livro. Vai ser a minha próxima leitura e vai ser a minha estreia com José Luís Peixoto. Espero gostar... :)

N. Martins disse...

Esqueci-me de agradecer o marcador (o que eu gosto de marcadores...) e o postal. :)

Beijinhos!

susemad disse...

Ainda bem que já chegou, N. Martins. Fico feliz por teres gostado da surpresa e mais vou ficar se brevemente me disseres que gostaste de descobrir a escrita do autor.
Também sou fã de marcadores. Os meus amigos quando viajam é sempre um marcador ou um postal que me trazem de prenda. Adoro! ;)
Beijinhos e boa leitura

Unknown disse...

... e estás de parabéns ainda por outro motivo: que grandes livros tu leste este ano. De Dostoievski a esse magnífico Valter Higo Mãe, passando pela Papisa Joana e o sensasional Deus das Moscas...
Portanto, aproveito também para te desejar um FELIZ Natal.
PS- também gosto imenso de Jorge Palma.

susemad disse...

Obrigada, Manuel! E nem sabes o quão difícil foi a selecção. Para trás tive de deixar Svevo, Calvino, Victor Hugo, Germano Almeida, Alexandre Herculano, Stendhal, Manuel Alegre (que foi uma grande surpresa para mim este ano, juntamente com Rosa Lobato de Faria), Heinrich Böll, Steinbeck e tantos outros. Ehehe
Tenho de abrandar o ritmo, pois tal como tu também ando viciada e dependente. ;)
Obrigada e um óptimo Natal para ti também e tudo de bom.

Guerreiro disse...

Muitos parabéns pelos 5 anos, são tantos!!! O teu blog é magnifico, palavras divinas, imagens tocantes, leituras interessantes! !107 livros?! Eh pá, eu estou só no 39º livro!! Como consegues? lol Que continues por muito anos, gosto muito de te ler!
Um grande beijinho

susemad disse...

Pois 5 anos para mim é demasiado tempo nestas lides, Guerreiro! Principalmente, porque já estive várias vezes para fechar o tonsdeazul...
Obrigada pelas palavras. :) Li realmente muito este ano, mas foram 102 e não 107! Eheheh É tudo uma questão de não ligar a TV. :D
E para o ano cá continuaremos, eu e tu, não é? ;) Beijinhos e boas leituras natalícias

cris disse...

Foi no blog da Natacha, (recebeu um prémio teu) que vi que tinhas feito aninhos! Vê lá que 5 anos para umas coisas não é nada e para outras (como, por ex., manter um blog) é tanto!!!! Muitos Parabéns!
Este ano li 86 livros...102 é mesmo um recorde!
Continuação de boas leituras e nem penses em desistir do blog. E nós, como ficávamos?

Pinturas populares (últimos 30 dias)