quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Trilho de São Lourenço

Percurso: Pedestre
Localização: Quinta do Lago, Almancil, concelho de Loulé
Distância aproximada: 3-4 km (ida e volta)
Duração aproximada: 1h30
Grau de dificuldade: Baixo

O percurso, que está integrado no Parque Natural da Ria Formosa, tem início e término na Ponte de Ancão, Quinta do Lago. Do lado da ria é possível observar o extenso cordão dunar, a laguna e o sapal. Do outro lado encontram-se os campos de golfe e o pinhal.

Neste trilho de terra batida e sem declives encontram-se dois observatórios de aves. O primeiro junto à ria e o segundo situa-se no lago artificial do campo de golfe de São Lourenço. Através destes pontos, os adeptos desta actividade podem observar uma grande variedade de aves aquáticas, tais como o Camão (Porphyrio porphyrio), a Garça-pequena (Ixobrychus minutus), o Galeirão (Fulica atra), o Mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis) e entres outras. A Pega-azul (Cyanopica cyanus) e o Camaleão (Chamaeleo chamaeleon) também têm por hábito assinalar a sua presença nos Pinheiros-Mansos e nos Pinheiros-Bravos.

Ao longo do percurso deparamo-nos com diferentes tipos de vegetação, como
o Saganho-Mouro (Cistus salvifolius), a Aroeira (Schinus terebinthifolius), o Tojo-do-Sul (Genista hirsuta algarbiensis), o Junco (Juncus effusus), a Esteva (Cistus ladanifer) e muitas outras.

Ao chegarmos às ruínas romanas é hora de fazer o percurso inverso e regressar ao ponto inicial. Neste ponto volta-se a ter contacto com a ria e com as suas aves, como as Limícolas e os Flamingos.

2 comentários:

Teté disse...

Bom, este percurso é mais maneirinho que os anteriores: hora e meia, sem declives e a ria e as aves como paisagem... :)))

Boas fotografias, também! :D

Beijocas!

susemad disse...

Tenho a certeza que neste me fazias companhia, Teté! ;)
Obrigada. O tempo ajudou para as fotos. :) Beijinhos

Pinturas populares (últimos 30 dias)