quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Logofobia

Comportamento, Negreiros, Brasil

Logofobia, s. f. aversão a leituras e discursos; receio de falar, sintoma comum em gagos que sofrem de um bloqueio afetivo da palavra.   (Do grego lógos, «palavra; conversação» +phóbos, «temor» +-ia) 
in Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora

Do que me fui lembrar hoje! O dia até está demasiado quente e eu devia era estar de toalha estendida na praia a relaxar ou a dar umas braçadas no mar, que ao que parece a água pelos algarves finalmente aqueceu. Mas as férias já lá vão... E eu lembrei-me de fobias. 

Logofobia. Assim se designa o nome técnico deste temor.  

Não sou de grandes fobias, mas se há coisa que nunca gostei foi de falar em público. Não é bem gostar é mais pânico! Nos tempos de estudante, as apresentações de trabalhos eram um martírio e dias antes já andava com suores, tremuras, vómitos e noites mal dormidas. Sempre com a cabeça a martelar no dia fatídico e na tortura por que iria passar com tal experiência.

Segundo os especialistas, "o medo de falar em público pode ser definido como uma resposta desproporcionada: o sistema nervoso autónomo confunde uma preocupação com uma ameaça (como se corrêssemos o risco de ser atropelados, por exemplo) e então acelera-se o ritmo cardíaco e começamos a hiperventilar." (in Super Interessante, n.º 194, junho 2014).

Claro que há imensos truques que ajudam ao relaxamento, mas lamentavelmente nunca funcionaram comigo... 

Agora esses dias de grande ansiedade já lá vão, mas a verdade é que há coisas que não conseguimos controlar de todo. 

E as vossas fobias, quais são?
________________
Nota: O número de fobias parece não ter fim. No wikipédia podem consultar a lista de fobias, mas não se assustem. 
J

1 comentário:

OAutor disse...

Vermelhofobia, Aversão à cor vermelha e tudo o que ela representa a nível desportivo! Não confundir aversão com "medo"!! :P

Pinturas populares (últimos 30 dias)