Livraria Lello e Irmão no Porto, Portugal
Livraria Lello e Irmão ou Livraria Chardron, assim é conhecida esta livraria centenária da cidade do Porto. Situada na Rua das Carmelitas, a livraria Lello é considerada por muitos como a mais bonita do país e do mundo. Muito embora não conheça todas as livrarias deste nosso Portugal e muito menos as do mundo inteiro, tenho de dizer que sou uma das que concorda com a afirmação e com o reconhecimento internacional. O jornal inglês The Guardian considerou-a como sendo a terceira mais bela do mundo e o guia de viagens Lonely Planet descreve-a como "uma pérola de arte nova".
É bem verdade que a sua fachada neogótica não passa despercebida na urbe, mas quem ousa entrar fica para lá de maravilhado com tão esplendoroso cenário.
No interior o que mais se destaca é a escadaria vermelha em espiral, mas é de realçar que todos os pormenores devem ser vistos e apreciados por quem visita a livraria Lello, incluindo a diversidade de livros expostos nas suas imensas prateleiras. Os arcos quebrados, o teto trabalhado, o grande vitral e os bustos esculpidos de escritores como Antero de Quental, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Teófilo Braga, Tomás Ribeiro e Guerra Junqueiro são também detalhes a enaltecer.
Por isso se forem para os lados da cidade Invicta deem um pulinho até à Lello que não se vão arrepender. É que é impossível não se ficar enamorado por esta livraria!
4 comentários:
Eheh,
coincidência, estive lá há umas horas atrás.
:D
Beijo pa ti, Susaninha!
Lindíssima.
Quando for ao Porto, não me hei de esquecer de a visitar. Parece realmente fabulosa! :)
Beijocas!
uma referencia...
um dia quando for vender gado ao Porto... passo por lá..
ainda bem que ela ainda existe... ainda bem...
abrazo serrano
Enviar um comentário