sexta-feira, 16 de julho de 2010

Levada do Furado

Percurso: Pedestre (PR 10 Levada do Furado)
Localização: Ribeiro Frio, Santana, Madeira
Distância aproximada: 11 km
Duração aproximada: 5h
Grau de dificuldade: Médio

A Levada do Furado tem início na Estrada Regional 303, em Ribeiro Frio, Santana (860 m de altitude) e termina no miradouro da Portela, no concelho de Machico.
É no Posto Florestal de Ribeiro Frio que damos início ao percurso. Podemos simplesmente usufruir do lugar para um piquenique ou para adquirir algumas recordações de artesanato. Aqui também podemos aproveitar para observar os viveiros de trutas Arco-íris (Oncorhynchus mykissWalbaum) do Posto Aquícola do Ribeiro Frio ou até mesmo perdermo-nos por entre algumas das plantas endémicas da Madeira. Mas o melhor mesmo é partir à descoberta de mais uma levada na Floresta Laurissilva!

Assim, nesta que é considerada uma das levadas mais antigas, podemos rodear-nos de verde, com pinceladas de outras cores, como a Orquídea da Serra (Dactylorhiza foliosa), o Isoplexis (Isoplexis sceptrum), as Estreleiras (Argyranthemum pinnatifidum), o Massaroco (Echium candicans), o Goivo da Serra (Erysimum bicolor) e entre outras. Entre tantas cores possíveis de contemplar, optei por partilhar apenas o amarelo das Doiradinhas ou também conhecidas por Bafo-de-boi (Ranunculus cortusifolius) e o branco das Estreleiras, que são lindíssimas!
A estas pinceladas de cor acompanha-nos o cantar do Bisbis (Regulus ignicapillus madeirensis) e do Tentilhão (Fringila coelebs), que desta vez não quiseram pousar para a fotografia!

Depois de percorrido o vale do Ribeiro Frio, encontramos a espectacular massa rochosa da Penha de Águia. Esta protege a oriente a baía do Faial, e a ocidente a Ponta dos Clérigos.

3 comentários:

cris disse...

olá Tons de Azul.
Já fui umas três vezes à Madeira porque o meu irmão viveu aí pois trabalhava nas obras de ampliação do aeroporto, mas, infelizmente, não conheci esta maravilha! Às vezes, por desconhecimento, acabamos por passar ao lado e não visitamos...
Boas leituras!

susemad disse...

Então terás de lá voltar, Cris! ;) A Madeira tem muitos encantos, mas para mim o que encontrei de melhor foram mesmo as veredas e as levadas! Uma mais deslumbrante e encantadora que outra! :) Ainda irei falar da que mais me maravilhou, a levada das 25 fontes!
Um Domingo cheio de sol e cor!

Carlos disse...

na mão madura a luz imóvel pára a pêra sucessiva,
pára-a e exara-a e nela sela
a beleza:
era o segredo:
o mundo já estava pronto


Herberto Helder

Pinturas populares (últimos 30 dias)