segunda-feira, 15 de junho de 2015

«ficou tanto por dizer»

Micro Contos, de Fernando Guerreiro é um pequeno livro que passou do virtual para o papel. Depois de cinco anos a publicar pequenas estórias numa página do facebook, Fernando Guerreiro selecionou 114 micro contos e passou-os para o papel, em uma edição de autor.

Já há algum tempo que seguia os Micro contos no facebook, mas quando soube que estes iriam passar para o papel não pude deixar de os (re)ler. Estas histórias curtas são tão deliciosas e tão bem conseguidas que são quase como uma inspiração para o dia.

Na sua página, os micro contos são sempre acompanhados de uma fotografia a preto e branco. Ambos, imagem e texto, são uma combinação perfeita! Já no livro os micro contos permitem-nos imaginar e construir as nossas próprias imagens.

«Passava noites a chorar. Era assim que expulsava toda a tristeza do corpo para, durante o dia, poder fazer rir os outros.» (Limpeza); «Vivia numa corrente de ar constante, dividido entre o que fora e o que pode vir a ser. Só quando decidiu fechar a janela do passado é que conseguiu, finalmente, abrir a porta do futuro.» (Decisão); «No dia em que o amor foi declarado ilegal, tornou-se contrabandista.» (Proibição); «Juntaram os defeitos de ambos e fizeram disso uma perfeita imperfeição.» (União); «Tanto hesitou até que a vida acabou sem nunca ter acontecido.» (Inércia) e «A Morte bateu à porta. Com todo o vagar do mundo, parou a conversa, pousou a chávena de café, levantou-se do sofá e foi abrir. Pediu desculpa, o momento não era oportuno. Agora não a podia atender, a Vida tinha chegado antes e estavam a fazer planos para o futuro.» (Marcação) são algumas das histórias que mais gostei.

O livro pode ser adquirido online em http://www.microcontos.pt/

5 comentários:

Marcador disse...

Olá!
Eu gostei muito de conhecer os microcontos.
Vou seguir a sugestão e adicionar ao meu facebook.
Beijinhos

Isabel disse...

Parece interessante:)

Teté disse...

Também li alguns no facebook.É necessário ter uma linguagem muito precisa para estes micro-contos funcionarem. Parabéns ao autor! :)

Beijocas

Fernando Guerreiro disse...

Olá

Só agora encontrei esta tua publicação. Muito obrigado. Fico muito contente que tenhas gostado.

Beijos

susemad disse...

Vale a pena, Marcador! ;)


Não deixes de conhecer, Isabel.
Beijinhos


Tens toda a razão, Teté. E o autor faz isso muito bem. :)
Beijocas


Obrigada pela visita, Fernando Guerreiro. ;) E não há nada a agradecer. Que os microcontos continuem a alegrar os nossos dias.
Esta edição em papel foi uma boa ideia.
Beijos

Pinturas populares (últimos 30 dias)