segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

«Ilustrarte'12»

«Se eu fosse um livro, seria um imenso poema que oferecesse às palavras sentidos inesperados.» 
Se eu fosse um livro, José Jorge Letria e ilustração de André Letria

O
Museu da Electricidade, em Lisboa, recebe mais uma vez a exposição bienal Ilustrarte. Esta já vai na sua 5.ª edição e afirma-se como «um espaço de encontro e discussão da melhor ilustração para a infância internacional».

Concorreram à Ilustrarte, 1585 ilustradores de 69 países. O júri atribuiu o prémio ao ilustrador italiano Valerio Vidali. As imagens vencedoras ilustram o conto Um dia, um guarda-chuva de Davide Cali (editado em 2011 pela editora Planeta Tangerina). Simone Rea de Itália e Nina Wehrle & Evelyne Laube da Suiça receberam menções honrosas pelos seus trabalhos. 

A mostra conta com uma retrospetiva à obra de Martin Jarrie e com 50 trabalhos expostos, incluindo os três ilustradores acima mencionados. Itália, França, Espanha e Bélgica contam com uma forte presença na exposição. Sendo que, Portugal faz-se representar com a participação de André Letria, Bernardo Carvalho, André da Loba e Daniel Lima & Cátia Serrão.

Refiro ainda que, esta exposição prima pela originalidade. Gigantes mesas de cabeceira são o cenário para receber as maravilhosas ilustrações. Estas encontram-se em três gavetas, tendo um candeeiro a iluminá-las. 
Os visitantes são ainda convidados a desfrutar da leitura de inúmeros livros infantis que por lá se encontram ou a deixar as suas ilustrações no mural. Esta última iniciativa é dirigida para os mais novos.

De entrada livre, a exposição está a decorrer até ao dia 8 de abril, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. 




3 comentários:

Teté disse...

Tenho de convencer alguém a ir comigo ver... :)))

Obrigada pela informação, que já estava meio esquecida... :D

Beijocas!

teresa dias disse...

Olá!
Ando um pouco alheada destes eventos e, portanto, gostei da tua pertinente e motivante informação.
Obrigada.

Anónimo disse...

Parabéns pelo blogue e obrigada por esta informação.

Talvez aproveite para lá ir este fim de semana com os meus pequenos.

Pinturas populares (últimos 30 dias)