terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dickens, uma criança "muito pequena e não muito mimada"

David Copperfield and his friend, Mr. Micawber, Reginald B. Birch, Inglaterra - EUA 

«Conheço agora bastante o mundo para me admirar muito do que se passa, mas mesmo presentemente fico surpreendido da facilidade com que fui abandonado em tão tenra idade. Parece-me extraordinário que ninguém interviesse em favor de um pequeno muito inteligente, dotado de grandes faculdades de observação, ardente, afectuoso, delicado de corpo e de alma; mas ninguém interveio e encontrei-me aos dez anos um pequeno servente a soldo de Mister Murdstone & Grinby.»
David Copperfield, Charles Dickens

Charles Dickens nasceu há 200 anos, no dia 7 de fevereiro. Para assinalar esta data, comecei a ler o clássico David Copperfield. Um desafio de 829 páginas que me irá ocupar, provavelmente, os próximos dois meses. Como já li outras obras do autor, considero que vai ser um desafio deveras encantador.
Agora pergunto eu... Será que vos consigo aliciar também para este desafio? Durante este ano, escolham uma obra e despertem os personagens criados por Dickens. 

O Câmara Clara dedicou o programa de domingo ao autor. Foi uma hora de conversa entusiástica e de confidências bastante interessantes. Se tiverem curiosidade podem (re)ver aqui

Caso estejam por Lisboa, não deixem de dar um saltinho à Biblioteca Nacional, que inaugura hoje a exposição biblio-iconográfica
Charles Dickens em Portugal. Esta é de entrada livre e estará patente na Sala de Referência até ao dia 10 março. 

6 comentários:

Teté disse...

Já li David COpperfield, na adolescência. Portanto, lá para trás do sol posto... :)))

E li outros livros dele, embora longe de abarcar parte significativa do sua obra. Depois da Feira do Livro, se encontrar por lá alguma obra dele que me entusiasme a ler, logo vejo se abraço esse desafio. Para já, a prateleira está cheia de livros em fila de espera... :D

Beijocas!

Landa disse...

De Charles Dickens li o "Oliver Twist" e gostei muito apesar da tradução não ser a melhor. Li no verão do ano passado "Grandes Esperanças" que me aborreceu um pouco por essa razão decidi fazer uma pausa no autor. Mais tarde gostaria de ler o "David Copperfield" e "Um conto de Natal".

Unknown disse...

Tons de Azul,
aqui me tens aliciado! :)
Coloquei o "David Copperfield" na minha lista de compras. Lá para Março atiro-me ao Dickens.

susemad disse...

Pois como eu te compreendo, TETÉ! Mas quem sabe se não encontras algo bem baratinho na feira do livro. ;)
No final do ano logo me contas se houve leituras de Dickens ou não. :)
Beijocas


Um Conto de Natal é maravilhoso, LANDA! O meu "David Copperfield" está a ir bem embalado. Estou a gostar imenso da história. :)

Oba! Fico contente com o entusiasmo, ANDRÉ NUNO. Também já li boas opiniões sobre o "Oliver Twist", que é outro que também gostaria de ler. Só ainda não sei se será este ano...
Boas leituras!

Au chocolat disse...

Também gostava de ler David Copperfield, fico ansiosa à espera da tua opinião sobre o livro.
Beijocas*

susemad disse...

Até agora estou a gostar bastante, AU CHOCOLAT! Esta semana não tenho tido é tanta disponibilidade para avançar na leitura... Depois quero deixar aqui a minha opinião, é claro! ;)
Beijinho

Pinturas populares (últimos 30 dias)