quarta-feira, 20 de outubro de 2010

21º Amadora BD: Passa a Palavra


A cidade da Amadora recebe, de 22 de Outubro a 7 de Novembro, a 21.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada. O principal ponto de encontro será, novamente, no Forum Luís de Camões, na Brandoa.

O Centenário da República é o tema de destaque deste ano. Assim, é de realçar as seguintes mostras: «A I República na Génese da Banda Desenhada e no Olhar do Século XXI; Schuiten e Peeters; Centenário de Fernando Bento; e uma mostra de Richard Câmara, autor do desenho original dos diversos materiais gráficos e autor português em destaque.»

Mais uma vez, o Festival prima pela descentralização e haverá exposições noutros pontos da cidade, tais como: Galeria Municipal Artur Bual, Casa Roque Gameiro, Recreios da Amadora e Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem. E este ano também irão estar na Kidzania/Centro Comercial Dolce Vita Tejo.

Programação em: http://www.amadorabd.com/

2 comentários:

Teté disse...

Já tinha espreitado aqui há uns tempos a data, mas julgava que só começava a 24! Talvez o programa ainda não estivesse estipulado, porque acabava a 9...

Obrigada pela dica. :))

Beijocas!

susemad disse...

E já vai na sua 21ª edição, Teté!
Os trabalhos premiados sobre O Centenário da República estão muito bons, mas confesso que o piso inferior da exposição me entusiasmou muito mais! Tanto que as fotos são todas referentes a esse piso.

Gostei especialmente dos trabalhos de Schuiten e Peeters, com a sua recente obra A Teoria do Grão de Areia (e não fui a única, pois fazia fila das gigantes para os autógrafos); de Sean Murphy; da Colectiva de Anime; de Korky Paul, com A Bruxa Mimi e da parceria Luís Henriques e José Carlos Fernandes, com A Metrópole Feérica.

As exposições É de Noite que Faço as Perguntas e Visões de Portugal, de Aude Samama também estavam porreiras visualmente. Ah! A primeira conta com a David Soares no argumento e cinco autores no desenho, André Coelho, Daniel Silva, João Pinto, Jorge Coelho e Richard Câmara. E este último foi o que desenhou o cartaz do Festival deste ano. ;)

Se fores conta-me as tuas impressões! Beijinhos

Pinturas populares (últimos 30 dias)