terça-feira, 28 de julho de 2009

Gôndolas e gondoleiros

Gondoleiro de Veneza
Não fazia propriamente parte do itinerário, mas a simpatia de “Giácomo” foi o pretexto para aceitarmos o convite e embarcarmos na gôndola que nos levaria a desfrutar dos imensos canais de Veneza numa outra perspectiva.
Já de partida em direcção ao Grande Canal, Giácomo confidencia-nos que é gondoleiro, pois o seu pai e o seu avô também o são. E porque já os seus antepassados o eram. Pertence a uma das famílias antigas de Veneza e sente orgulho em ser gondoleiro.
O percurso escolhido avista-se bastante estreito e àquela hora o tráfego de gôndolas é constante, o que obriga a algumas manobras esforçadas. Um pé aqui nesta parede, outro acolá naquela e pronto podemos continuar.
Giácomo sorri e, enquanto se baixa para passar por mais uma ponte, vai assobiando melodias. Entre uma música e outra, Giácomo conta-nos histórias da sua Veneza, que nós agora, aqui escrevemos.
Há uns séculos atrás, as gôndolas apenas transportavam a realeza e as famílias nobres de Veneza. Estas eram pintadas de verde, azul e amarelo. De vermelho, de roxo e laranja. De castanho ou de rosa, se assim fosse a vontade do gondoleiro. Havia gôndolas de todas as cores!
Mas um dia a cidade foi invadida pela peste e esta levou com ela milhares de venezianos. Após aquele ano fatídico, os gondoleiros assinalaram o seu luto pintando as suas gôndolas de negro.

Gôndolas de Veneza
Paradas no Grande Canal, as gôndolas espreitam os turistas e aguardam mais uma viagem.

6 comentários:

Dalaila disse...

Gosto tanto de Veneza! Tanto, mas tanto

Unknown disse...

Aí está uma cidade que infelizmente ainda não tive o prazer de conhecer, mas que também me fascina imenso, devido à sua história, beleza e misticismo.
Beijo

Fabulosa disse...

parece ter sido um passeio e tanto! =)

S. G. disse...

que saudades :)

Teté disse...

Com muita pena minha não conheço Veneza, embora já tenha ouvido várias versões sobre a cidade: uns amam, outros odeiam!

Gostei da história da cor das gôndolas, verdadeira ou lendária interessa pouco, não é?

Beijinhos e bom regresso a casa ou continuação de boas férias... (riscar o que não interessa!) :)))

Susana Júlio disse...

Sortuda...de novo?!!! Pois...adorava fazer esse passeio...someday!

Pinturas populares (últimos 30 dias)