quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Trilho de Sortelha

Percurso: Pedestre 
Localização: Sortelha, Sabugal
Distância aproximada: 2 km 
Duração aproximada: 1 hora 
Grau de dificuldade: Médio 

Se descrevi Marialva como lindíssima, então não tenho palavras para descrever Sortelha! À medida que ia avançando no mapa, nestas minhas caminhadas pelas aldeias dos distritos da Guarda e Castelo Branco, mais me deslumbrava pela simplicidade da beleza paisagística. Sortelha pertence ao concelho de Sabugal e para lá chegarmos é preciso conquistar um monte. O imponente castelo de Sortelha mete respeito a quem o avista e ao transpormos a Porta da Vila somos recebidos pelo Largo do Corro, que nos presenteia com uma magnífica fotografia de ruas e casas em pedra. 

O percurso inicia-se no Largo do Corro, onde se encontra a casa dos falcões e a casa setecentista. Daqui sobe-se pela Rua da Fonte  para descobrir mais maravilhas, como uma janela manuelina e a casa das almas. Já na zona do 
pelourinho, temos acesso ao castelo, à torre e a um passeio pelas muralhas, onde podemos ter um outro olhar sobre a aldeia e as redondezas. Ao descermos as muralhas novamente na direção do pelourinho, é obrigatório espreitar a paisagem pela porta da traição. Uma vez aqui, há que aproveitar e descansar as pernas, antes de continuar a caminhada. 

Muito embora tenhamos assinalado este percurso com um tempo de duração de uma hora, consideramos que esta aldeia merece uma caminhada mais pausada e contemplativa. Daí que na realidade este passeio teve a duração do dobro do tempo, sendo até difícil deixá-la longe do olhar.

Próxima paragem: Piodão





3 comentários:

Unknown disse...

Tons de Azul,
muito interessante! Ficamos a aguardar a próxima aventura. ;)

Teté disse...

Acho que já te disse, mas antigamente tinha lá um restaurante dentro das muralhas, onde se comia muito bem. E para depois do passeio não há melhor do que uma boa refeição, com os companheiros da caminhada... :)

Beijocas!

Isabel disse...

Sortelha e Piodão, duas boas escolhas para visitar.

Pinturas populares (últimos 30 dias)