domingo, 18 de abril de 2010

Trilho dos Moinhos

Percurso: Pedestre
Localização: Serra do Louro, Palmela.
Distância aproximada: 13 km
Duração aproximada: 3h - 4h
Grau de dificuldade: Médio, com algum declive

O Parque Natural da Arrábida é uma verdadeira relíquia."Desenvolve-se a oeste da cidade de Setúbal, constituindo um rectângulo paralelo ao mar cujos vértices são as proximidades de Setúbal, Palmela (serra do Louro), Santana e os arredores de Sesimbra (serra do Risco)."

Ao longo do percurso da Serra do Louro é possível observar variadas riquezas de flora mediterrânea, como tomilho, rosmaninho, alecrim, alfazema e entre outros. É também possível encontrar uma diversidade de orquídeas e cardos.
Em termos de fauna, o Parque Natural da Arrábida é rico ao nível da avifauna, sendo possível observar algumas espécies raras, especialmente aves de rapina, como o bufo-real, o falcão peregrino ou a águia de Bonelli. Na área onde se desenvolve o percurso é frequente avistar-se a águia-de-asa-redonda, o peneireiro-vulgar, a poupa, o abelharuco e entre outros.

Os principais pontos de interesse são os moinhos da Serra do Louro, a estação arqueológica de Chibanes (povoado habitado entre os Séc. III e I a. c.), a aldeia da Quinta do Anjo (sepulturas do Neolítico) e as queijarias onde se fabrica o Queijo de Azeitão.
O passeio pode ser prolongado por mais uns quilómetros, de modo a saborear as famosas tortas de Azeitão.

9 comentários:

mixtu disse...

não conhecia...
lindo como portugal...

lindo..

há pouco fiz as beiras... lindas tanbem
o importante é sair e estar apenas na net quando se está a trabalhar, yaya

abrazo serrano

Teté disse...

Que grande passeio! Mas não era para as minhas fracas pernocas, que só de dar umas voltas ontem no Bairro Alto hoje estão aqui a queixar-se! :)

Mas já reparei que a malta que gosta de caminhadas, não se contenta com uma voltinha de 45 minutos/1 hora - tem de ser tudo para cima das 3 horas! Ufa, fico cansada só de pensar... :D

Beijocas!

susemad disse...

Mixtu, olá
Também não conhecia esta zona. Foi um passeio pedestre muito agradável, com zonas muito bonitas.
Aliás Portugal tem recantos maravilhosos e fascinantes é só mesmo uma questão de partir à descoberta deles e não ficar em casa a navegar cibernauticamente neles... :)
Abraço!

Olá, Teté
Numa próxima fazemos uma mais pequena para podermos contar com a tua participação! :) Pode ser?
Beijocas


Cara Priscila Andrande, olá
Dada a sua utilidade e funcionalidade, adicionei o V. link na categoria Guaches: Utilidades e Serviços do tonsdeazul.

Jojo disse...

Parece ser um lindo passeio! Eu aqui na minha terrinha gosto de fazer as levadas por entre a Laurissilva. Desde que não sejam muito altas...

Relativamente ao post que colocaste no meu blog...

tonsdeazul,
ver a festa da Flor ao vivo é sempre mais "saboroso". Somos invadidos pelos cheiros, as cores...lindíssimo! Só vivenciando...
Quanto ao tempo por aqui, tem estado um bocadinho instável.Tanto temos dias radiosos como dias cinzentos.Mas para o final da semana irá melhorar segundo os meterologistas.

Acho que vou seguir o teu conselho e apostar nos livros mais levezinhos por enquanto.

Bjinhos* e bons passeios!

Maria Clarinda disse...

Deve ter sido lindo o passeio..as fotos estão óptimas. Obrigada pela partilha

Jojo disse...

Olá de novo!

tonsdeazul,
a zona norte da Madeira é muito bonita. A Laurissilva e as levadas são excelentes para quem quer fugir ao quotidiano. Mas o Funchal também também os seus encantos. Eu gosto muito da freguesia do Monte. Tem jardins belíssimos. A própria baía do Funchal é muito bonita.
Aconselhava-te a fazer uma levada, uma das que tem menos risco: a do Rabaçal. Caminhamos por entre a Laurissilva até chegar a um anfiteatro cheio de quedas de água: as 25 fontes. Mas claro que para a fazeres tem de estar bom tempo. É engraçado falares em Junho ou Julho porque no fim de Junho ( acho eu) existe o Festival do Atlântico na porto do Funchal. É um espectáculo de pirotecnia com música. Eu fui uma vez e adorei.

PS: Se vieres cá tens provar a gastronomia e prepara-te para veres mar para todo o lado que vás.

Bjs

susemad disse...

:) Obrigada pelas dicas, Jojo! Espero então apanhar bom tempo, para poder experimentar essa levada do Rabaçal!
Beijinhos!

Susana Júlio disse...

Para a próxima que o Grupo fizer a ver se não falho! ;)

susemad disse...

E espero que quando for aqui para os algarves que também não faltes! :)

Pinturas populares (últimos 30 dias)