quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Trilho de Castelo Mendo

«-Vieram visitar a aldeia? Hum... E são de muito longe? Passem ali na minha casa que tenho uns bolinhos muito bons. Não querem um santinho? É para ajudar a fazer a procissão de domingo... É que somos tão poucos aqui na aldeia. 27 apenas...»

Percurso: Pedestre
Localização: Almeida, Guarda
Distância aproximada: 1,5 km
Duração aproximada: 30 minutos
Grau de dificuldade: Baixo

Castelo Mendo é uma freguesia do concelho de Almeida que integra a rede de Aldeias Históricas de Portugal. Já fazia algum tempo que queríamos visitar as aldeias deste projecto que se localizam nos distritos da Guarda e Castelo Branco e por isso, foi por esta que decidimos iniciar o nosso primeiro trilho em busca destas doze aldeias.

O percurso pedestre começa e termina na porta da aldeia. O tempo bastante ameno permitiu que esta descoberta de uma hora começasse da melhor maneira. Embora o percurso se faça em 30 minutos, há que dar tempo para apreciar a paisagem!
O Chafariz Novo, o Alpendre da Feira, o Pelourinho, o Castelo e a Igreja de Santa Maria do Castelo são alguns dos locais obrigatórios de passagem.

Próxima paragem: Almeida.

2 comentários:

Teté disse...

Ora aí está uma caminhada que era capaz de fazer: meia hora de percurso ou mesmo uma, para apreciar o percurso, até me daria algum prazer. Com bom tempo, evidentemente! :)

Beijocas, ó caminhante!

Rogeriomad disse...

Visitamos este já quase de noite...

Pinturas populares (últimos 30 dias)