Percurso: Pedestre
Localização: Almeida, Guarda
Distância aproximada: 2 km
Duração aproximada: 1 hora
Grau de dificuldade: Baixo
Aqui estamos no nosso segundo destino. Almeida é uma vila muito característica, pois as muralhas que a protegem são em forma de estrela. Pena que esta imagem deslumbrante da fortaleza de Almeida só seja possível vista de cima ou em formato postal.
Começámos o nosso percurso pedestre na entrada da fortaleza, mas como o dia estava bonito, paramos de imediato para tirar umas fotografias à entrada da porta de São Francisco. Afinal esta é considerada uma das mais bonitas do país!
Ao passarmos o túnel, temos o Quartel das Esquadras e um pouco mais à frente a Igreja da Misericórdia e seguindo o percurso vamos dar às Casamatas. Estas salas e corredores subterrâneos tinham como função acolher a população em caso de ataque, mas mais tarde também serviram de prisão. Mas continuemos a nossa caminhada até às ruínas do Castelo e ao Palácio da Vedoria. Depois passámos pela Igreja Matriz e subimos às muralhas da fortaleza para vislumbrar a vila e a paisagem em redor.
Próxima paragem: Castelo Rodrigo.
2 comentários:
Almeida para mim é a terra mais bonita de Portugal
sempre que posso dou lá um saltinho...
e como militar estive lá nas comemorações das invasões napoleónicas, faz-se lá uma parada militar com os militares de viseu e aveito muito bonita...
:)
Pois, uma caminhada dessas pode-se considerar acessível, até a pessoas como eu, que não estão habituadas a elas... :)))
Beijocas e bons passeios!
Enviar um comentário