Percurso: Pedestre (PR 13 Vereda do Fanal)
Localização: Paúl da Serra - Fanal, Porto Moniz, Madeira
Distância aproximada: 10,8 km
Duração aproximada: 4h
Grau de dificuldade: Médio, com algum declive
A Vereda do Fanal tem início na Estrada Regional 209, no Planalto do Paúl da Serra, Assobiadouros (1420 m) e termina junto ao Posto Florestal do Fanal. Este percurso encontra-se inserido na floresta Laurissilva, que está classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO.
O percurso do Fanal, classifìcado de Reserva de Repouso e Silêncio pelo Parque Natural da Madeira, revela belezas naturais únicas. Os fabulosos bosques de tis (Ocotea foetens) e as paisagens espectaculares que os miradouros naturais oferecem são um deleite para quem pretende descobrir a Madeira, através do contacto com a natureza.
É frequente a existência de nevoeiro por esta zona, por isso é importante o não desvio do trilho e aconselhável um impermeável.
8 comentários:
Eu adoro ir para esses lados! No Verão, percorro esses caminhos todos com os meus primos. A paisagem é belíssima! Espero que os dias de férias tenham sido óptimos!
Bjinhos*
Olá Jojo!
Foram seis dias sem dúvida espectaculares! Gostei de tudo, só o Funchal é que não gostei tanto, pois é muito idêntico aos algarves! Mesmo assim tem jardins lindíssimos e o Monte tem uma vista sobre a cidade brutal! E claro adorei as veredas e as levadas. Falarei brevemente das outras que fiz, incluindo as do Rabaçal, que me tinhas aconselhado! :) Ainda hei-de voltar para descobrir as veredas e as levadas que não fiz! Ehehe
Ah! E a gastronomia é uma delícia!
Beijinhos
Belíssimas fotos: a primeira parece um postal, mas a terceira e a última também estão fantásticas.
Grande passeata! E pelas fotografias fez-me lembrar aqueles lugares mágicos que se vêem em alguns filmes... :)
Beijocas!
A gastronomia é uma delícia mesmo, eu que o diga! Depois tens de mostrar as outras fotos para ver onde andaste!
As outras levadas que não fizeste podes sempre voltar na altura de Verão. É mais seguro. Há uma que atravessa a ilha de Norte a Sul fantástica. Temos é de começar bem cedo.
Bjinhos*
É verdade...e rebuçados de Funcho? Comeste? Sou "louca" por esses rebuçados!!! lol
Não provei, Su! Aliás nunca provei rebuçados de Funcho! São assim tão bons?! Tenho de os procurar. :p
Esta vereda nunca experimentei, mas este sítio, o Fanal, é dos mais belos que existe na ilha. A calma, a charneca , as várias camadas de verdes das arvores, a lagoa existente, enfim. É um refúgio.
Um artista de cá, tem uma exposição de pintura precisamente sobre esse sítio:
http://www.dnoticias.pt/actualidade/5-sentidos/318927-exposicao-de-marcos-milewski-chega-a-machico-dia-17
É uma exposição rotativa, que tem viajado pela ilha.
Não sei se aprecias pintura.
Abraço
Gostei imenso desta vereda do Fanal, Miguel. Apesar de que neste dia apanhamos algum nevoeiro. Sorte que não me perdi logo no primeiro dia. ;)
Sim gosto de pintura. Sempre que tenho oportunidade não perco as exposições que há por aqui. :)
Enviar um comentário