quinta-feira, 26 de março de 2009

"grandes livros"

grandes livros"Contar a história dos livros promove ou afasta os leitores?"

A RTP 2 estreia amanhã, dia 27 de Março, às 21h10, uma série de documentários intitulada Grandes Livros, produzida pela Companhia de Ideias. Esta série conta com 12 documentários, de 50 minutos cada, que incluem excertos das obras e dos enredos das vidas dos autores, em estilo biográfico e histórico. Narrados por Diogo Infante, cada episódio contará ainda com a participação dos principais especialistas na obra e/ou no autor em análise.

Os Maias, de Eça de Queiroz; Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto; O Delfim, de José Cardoso Pires; Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco; Os Lusíadas, de Luís de Camões; Sermão de Santo António aos Peixes, de Padre António Vieira; Aparição, de Vergílio Ferreira; Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa; Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio; Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett; Sinais de Fogo, de Jorge de Sena e Navegações, de Sophia de Mello Breyner são os doze grandes livros que irão ser abordados.

4 comentários:

ruth ministro disse...

As coisas que tu sabes... Eu ando mesmo desactualizada pá :)

Mas eu cá, gosto de livros mas é com as páginas gastas de serem lidas.

Beijinhos

Teté disse...

Suponho que promove, desde que não se conte a história toda. Em sabendo o final, o livro perde grande parte do seu interesse.

Contudo, acho uma pena que sejam sempre os mesmos "clássicos" a ser focados e não se promova também a divulgação de livros mais recentes da literatura em língua portuguesa - Brasil, Angola e Moçambique, por exemplo, além da nacional. Isto porque me parecem ser mais apelativos às gerações mais jovens, a quem estes livros, alguns de há dois séculos, diz pouco ou nada (para além da chatice de os ter de ler nas aulas de Português).

A grande maioria deles parece-me longe de conseguir conquistar novos leitores. Mas isto é mera opinião, está claro... ;)

Beijocas!

Menphis disse...

E o melhor desta série é estar na net para a podermos ver em qualquer altura :)

PS. Quanto ao Pamuk, vou andar aqui a espreita para ouvir uma opinião tua. Do livro que leste ouvi dizer que é muito triste, mas muito bom.

©carmen zita disse...

Vi o primeiro e gostei bastante. Quero ver se não perco os restantes.

Pinturas populares (últimos 30 dias)