A Ponte Vecchio, de origem medieval e situada sobre o Rio Arno, em Florença (Itália), é conhecida pelas suas lojas, principalmente ourivesarias e joalharias, que alberga ao longo de toda a sua extensão. Desde sempre que os lojistas mostram os seus artigos (essencialmente ouro) sobre as bancas. Noutros tempos, quando um mercador não tinha meios para pagar as suas dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. A essa prática dava-se o nome de bancorotto. Daí dizer-se que a palavra “bancarrota” teve origem aqui.
Ao longo da ponte pode-se observar diversos cadeados. Este facto está ligado à antiga ideia do amor e dos amantes. Conta a história que se o cadeado fosse trancado e a chave lançada ao rio, os amantes ficariam eternamente ligados. Devido a esta tradição e ao turismo, milhares de cadeados tiveram de ser removidos para evitar que a estrutura da ponte se danificasse.
Para quem tiver com ideias aviso que o município determinou uma multa para todos aqueles que forem apanhados a colocar cadeados sobre a ponte.
________________
Fonte: wikipedia
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Sobre o Rio Arno
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Pinturas populares (últimos 30 dias)
-
Da varanda da sua janela, Acorda com o vazio da sua ilha, Mas hoje não pensa na sua solidão. A sua não ausência não está lá. Serena, de sorr...
-
O novo ano lectivo 2006-2007 começa hoje oficialmente e daí eu trouxe-vos um teste surpresa! Quem é miga, quem é?? Ehehe Boa sorte!
-
Não me identifico com livros de autoajuda, mas há uns meses uma amiga emprestou-me este livro de Megan Devine, "Está tudo bem não estar...
-
“na hora de pôr a mesa, éramos cinco: o meu pai, a minha mãe, [os meus irmãos] e eu. depois, [o meu irmão] mais velh[o] casou-se. depois, [o...
-
Rovaniemi, Finlândia "As casas são quem está dentro delas, e quando essas pessoas desaparecem, as casas também morrem sem saber. Le...
6 comentários:
Achei curiosa a origem da expressão bancarrota!
N' "O Perfume" também há uma ponte destas com lojas comerciais, que depois se explica que foram sendo substituídas por outras, devido a terem mais tendência a ruir, passando a ser proibida a construção em cima das pontes!
Essa história dos cadeados e dos amantes também é curiosa, demonstrando uma vez mais que os povos tem tendência a acreditar nas crenças mais improváveis... :)))
Beijocas!
Ah, e claro que sei a tua data de aniversário!!! :D
ai a grande itália :) obrigado pela recordação e pelo registo, embora soubesse qualquer coisa não sabia que agora era proibido aos amantes tornarem as suas ligações eternas :)
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ir a Florença, mas é um dos prováveis destinos um dia destes.
Por acaso já conhecia a dos cadeados, muito engraçada.
Beijo
Lindo...
as coisas que tu me ensinas
beijoca
Enviar um comentário