sábado, 26 de maio de 2007

Recantos coloridos

Está a decorrer na vila de Ponte de Lima, o 3.º Festival Internacional de Jardins.
Este acontecimento anual procura seguir o modelo do Festival de Chaumont, em França, e tem como intuito restabelecer o equilíbrio paisagístico, de forma a combater a imagem de betão construído sem planeamento nas nossas cidades. Assim, dá também um contributo pedagógico à população visitante.
Os temas deste ano são diversos (12). Podemos passear por um Jardim de (Con)trastes ou por um Jardim Reciclado ou até mesmo por um Jardim de Cartão, pelo O Homem que Plantava Árvores ou dar um saltinho e iniciar uma Metamorfose.
Os participantes do festival têm oportunidade de inventar e marcar a diferença. Os materiais reutilizáveis, a criação e a inovação são parte integrante destes jardins originais em formas, cheiros e cores.


A máquina não registou fotografias do festival. As fotos que vos deixo hoje aqui são dos jardins e dos espaços que envolvem a vila. Podem sempre deleitar-se com o Jardim Romano e o Jardim Barroco.



Os espaços verdes estão entranhados em Ponte de Lima. É impossível entrarmos na vila e não nos depararmos com os infindáveis canteiros de flores todos trabalhados e arranjados ou com pequenos jardins onde nos cruzamos com apaixonados a partilhar juras de amor.



"Devagar no jardim a noite poisa
E o bailado dos seus passos
Liberta a minha alma dos seus laços,
Como se de novo fosse criada cada coisa."

Sophia de Mello Breyner Andresen, Obra Poética
_________________
Nota: Tema para 2008 - Energias no Jardim. Entrega das candidaturas até 30 de Outubro de 2007.

24 comentários:

Rogeriomad disse...

Uma boa iniciativa...

Uma forma de Sustentar o Sustentável...

Saudações geo,

Rogério

un dress disse...

bom saber.

ponte de lima é linda!!


talvez amanhã...:)



beijO

carteiro disse...

Iniciativas destas são sempre de louvar :)

Por aqui, na aldeia, tudo o que está à volta é um jardim.. As flores são mais pequeninas, é verdade, mas flores são flores :)

Anónimo disse...

Esta é um iniciativa de todos os anos, mas pouco divuldade. è de aproveitar para visitar pois primavera é só uma vez por ano.
Sabem que cá no norte existem coisas muito dignas de serem visitadas...

Unknown disse...

Eu não queria acreditar, não quero perceber o sentido das palavras, mas...
O destino nos prega partidas que jamais as vamos esquecer...
Dizem que uma amizade virtual, é fazer de conta...
Se o meu sofrer é fazer de conta, então devo estar a sonhar e que terrivel sonho este...
Eu peço a Deus que me deixe acordar deste sonho que devia de ser bonito...
Dreams - é um sonho lindo que irei guardar no meu coração, para sempre... Amen!
Pelo menos que Deus me deixe ter um novo anjo no Céu para me guardar e proteger...Amen...

Fica com Deus e me perdoa por um desconhecido vir aqui poder contigo sonhar com um belo sonho que tivemos...

ZezinhoMota

ruth ministro disse...

Mas que coisa tão linda :) Beijos

Rogeriomad disse...

Obrigado...

Miss Alcor disse...

Estive lá muito recentemente! O jardim é simplesmente lindo, e ainda tirei umas fotos engraçadas!
Boa ideia! ;)

mixtu disse...

ponte de lima deve ter um raro encanto...
abrazo europeo

Unknown disse...

Adoro o ambiente florido e os canteiros de um lindo jardim me encantam.

Parabéns por esta amostragem.

Bom fim de semana.

Bjnhs

ZezinhoMota

Anónimo disse...

Eu passei lá a tarde de ontem e fiquei maravilhado. Natureza, criatividade, cor, movimento, alegria e lixo... muito lixo. Acreditam? Impressionante a capacidade criativa dos autores que na realidade demonstram "O Lixo na Arte dos Jardins". Vou voltar e fiquei cliente do festival, que já conhecia desde o primeiro ano.

Anónimo disse...

Gostei do blog, principalmente de ver que existem pessoas a divulgar festivais importantes como este, para que nos voltemos para a terra e para o colorido neste mundo tão cinzento.
É um festival obrigatório a visitar para descontrair e sonhar.
Enumeras-te alguns jardins do festival menos o meu :(

Azul cor do infinito e da viagem sonhadora.

susemad disse...

Anónimo: Obrigada por teres gostado dos tonsdeazul :)
Peço desculpa por não ter enumerado o teu jardim. Uma grande falha minha, mas sem intenção. O tema do teu jardim: "Azul cor do infinito e da viagem sonhadora" é muito tentador.
Um abraço e na próxima deixa um nome para eu não te chamar por anónimo. :) Pode ser?

Anónimo disse...

Para já continuarei anónimo até que descobras qual o meu jardim :)
O tema dele não é "azul cor do infinito e viagem sonhadora", mas em tudo se aproxima a esta observação que deixei ao nome do teu blog.

susemad disse...

Anónimo: Ai temos uma condição!? :)Hum... muito bem. Aceito-a. Sabes... quando li o "suposto" título não me recordava de ter visto esse tema... mas como estava sem tempo parti do princípio que seria mesmo esse... :)
Mas agora com essa condição... tenho mesmo de acertar no tema do teu jardim!! :)
Tenho 99,9% de certezas que é "Sonho meu, sonho meu".
Diz-me que acertei! :)

Um abraço

Anónimo disse...

Deixei de ser anónimo :)
O jardim vive por causa do mundo imaginário que todos nós precisamos para nos refugiarmos e ganhar forças para ir mais longe ... tem muito de "azul" ... aliás o azul faz parte de um desejo que tenho ainda de satisfazer ... daí a afinidade com o teu blog ... já agora porque o nome "tons de azul" ?

susemad disse...

Pois é Miguel tu já tinhas deixado de ser anónimo desde ontem!! Ehehe
Pois se o tema do teu jardim tivesse correcto (como eu sabia que estava), então também já sabia o teu nome! A não ser que não fosses o autor do jardim!! Ehehe Claro que não o referi... Quis deixar essa parte para ti. :)
Até te posso dizer, que sei, que o teu jardim foi o mais votado de 2006 (isto se não me trocaram as voltas)! :)
Pena que não poderei conhecer o teu jardim e os outros ao vivo este ano!

Agora quereres saber o porquê de tonsdeazul... hum... não achas que é quereres saber de mais?* :D
Claro que podemos sempre fazer uma troca... "o azul faz parte de um desejo..." não queres ser mais ilucidativo!? :)

Um óptimo fim-de-semana para ti. Se possível muito florido e com muitos azuis!


* Uma pequena provocação pelo teu demorado anonimato!! Ehehe

Anónimo disse...

Tens razão, é querer saber demais, lamento mas não vou fazer a troca ... depois quando o realizar irás saber , até lá ficamos os dois com curiosidade 
É mesmo pena não poderes ver este festival, além de ser uma óptima escapadela, é sempre bom ver como a câmara de ponte lima consegue dinamizar os espaços que tem – um exemplo a seguir.

susemad disse...

Miguel, olá
:) Está bem. É justo.
Que esse teu desejo azul se realize para breve.
Pois... este ano é mesmo impossível ir à terra e consequentemente não poderei dar um pulinho a Ponte de Lima. :( Mas para compensar essa não visita, acabei de pintar em tons de azul um pequeno rascunho de palavras sobre o teu Jardim "Sonho Meu, Sonho Meu" que não conheci...
Uma noite azulada

Anónimo disse...

Gostaria de ver esse teu trabalho sobre "Sonho Meu, Sonho Meu" se possível ... como te posso tratar tonsdeazul? tu tratas-me pelo meu nome, mas eu não sei como te tratar a ti :)
És do Norte?
Reparei eu algo, nasceste no mesmo ano que eu e somos do meu signo ... so falta descobrir que nascemos no mesmo dia :)

susemad disse...

Olá Miguel,
Mas ainda não o viste? Olha que pintei o rascunho aqui no meu tonsdeazul. Como é que acedes a este meu canto azulado? Para não teres visto o rascunho não deves aceder pelo endereço http://tonsdeazul.blogspot.com/
É a pintura de hoje. :)
Sim podes tratar-me por tonsdeazul, pois é assim que assino. :) E sim sou da região do Minho.
Hummm... andaste a ver o meu perfil (estranho então não teres visto a pintura de hoje...) e que grandes coincidências!! Ehehe

susemad disse...

Olha que eu quando digo "pintar" refiro-me à escrita, pois as artes da pintura, não são o meu forte!! :)

Anónimo disse...

Eu sei que te referias à escrita :)

Sonho Teu, Sonho Teu
Portal para tua infância
Onde corres descalça pelo verde já caminhado
E balouças em teus sonhos num tom azulado
Sonho Teu, Sonho Meu

susemad disse...

Miguel: Bem me pareceu que sim. :)
Um fim-de-semana azul para ti.

Pinturas populares (últimos 30 dias)