terça-feira, 26 de março de 2024

"Refugiados na sua terra"


"Houve um momento em que parte do mundo ocidental [...] acreditou que israelitas e palestinianos iam viver em paz". Acredito que esse tempo chegará.

Oriente Próximo de Alexandra Lucas Coelho é um livro de não-ficção sobre Israel-Palestina, entre os anos 2005-2007. Esta nova edição foi revista, mas não engloba o trabalho jornalístico dos incidentes iniciados a 7 de outubro de 2023. No entanto, os relatos, as entrevistas, as reportagens e as crónicas transcritas neste volume já pronunciavam a tragédia. Os primeiros capítulos vão atrás na História e elucidam o leitor no retrato de uma terra que já foi "otomana, britânica, jordana e israelita".

O estado de Israel é um estado colonial que ocupa e expande "ilegalmente" colonatos para expropriar mais território palestiniano. Administra, constrói muros, vedações e limita a liberdade de movimentos. Segrega. Vive em regime de apartheid. Vê no palestiniano um inimigo. Um povo sem direitos. Sem existência. Humilha-os. Massacra-os. Bloqueia os meios básicos de sobrevivência. Comete atos de genocídio. Israel vive em guerra permanente, porque há que alimentar a máquina.

"Em Gaza e na Cisjordânia milhões são refugiados na sua terra". "Continuam em trânsito, acampados." "O lugar deles não tem espaço, é um momento passado, a Nakba, a Catástrofe. Todos os dias acordam e é 1948."

Sim, os ataques do Hamas também são condenáveis. Mas, a violência não é de agora! São anos de desesperança. E o Ocidente continua calado perante os atos desumanos e de trauma constante, perpetuados pelo estado de Israel, por anos e anos.

<<Os europeus têm tanto medo de que os acusem de ser anti-semitas que não dizem nada.>>

Também "O horror contínuo é a não-notícia do dia. Não tem novidade, só rotina." Desliga-se o botão. É lá longe e aqui a vida é bela!

No futuro, o meu filho questionar-se-á e indignar-se-á, tal como eu me indignei por tantas outras tragédias passadas. Porque na verdade, em todas as guerras pelo Mundo, "os grandes jogadores não estão [lá] e as vítimas são a paz, a justiça, as pessoas inocentes." 💔

Sem comentários:

Pinturas populares (últimos 30 dias)