Não consigo precisar a data exata em que comecei a acompanhar a viagem do Luís Simões, mas foi praticamente muito próximo de quando iniciou a sua aventura pela Europa em 2012.
Na altura, seguia-o no Facebook e lia muitas das suas histórias através do seu site. Gostava da sua forma entusiasta de desenhar o que o seu olhar captava. Tanto podia ser uma praça, um prato delicioso ou um pequeno detalhe. De país em país, lá seguia com os seus cadernos e pincéis para pintar o mundo em sketches. Ele ia partilhando os seus sketches e nós que o seguiamos íamos sonhando com esses destinos. Nessa época, sentia que o Luís, apesar de todos os receios e de alguma inocência até, tinha um sonho maior que ele e isso era o seu combustível para continuar a seguir caminho.
Agora, nove anos depois, o Luís materializa os seus skeches num livro. E isto só podia dar algo de muito fantástico! Por isso, é que foi com entusiasmo que apoiei este projeto. Ler o World Sketching Tour - Europa foi relembrar uma viagem, como se também eu a tivesse feito. Mesmo que numa visão completamente diferente, esta leitura trouxe-me algumas dessas memórias passadas.
A forma como o Luís enquadrou os seus sketches dessa altura, introduzindo outras ilustrações para contar a história das suas aventuras de caravana pela Europa com os pais e de mochila sozinho, está muito boa. Tanto que o livro lê-se num bom par de horas e no fim deixa saudades.
Esta história ilustrada emociona, porque ao lê-la sei que foi real. Aconteceu. Claro que o Luís que iniciou viagem em 2012 já não é o mesmo. Para além da Europa, percorreu ainda a Ásia, Oceânia, África e América Latina. Mais recentemente fez a volta a Portugal de bicicleta e sempre a desenhar. E quem o acompanha, nota bem a evolução da sua técnica ao longo dos anos, sendo que a essência e o entusiasmo inicial permanecem.
Nota: Na foto, as oito ilustrações à volta do livro são cópias feitas por outros sketcheres, que o Luís foi conhecendo ao longo da viagem.