"Pés na Terra" de Raquel Ochoa é uma viagem intensa de sensações por alguns países do Mundo. Começamos pela Ásia, damos um salto à Oceania e logo a seguir viajamos até África para terminarmos com os pés na terra novamente na Ásia.
Raquel Ochoa descreve-nos as suas viagens com uma real transparência que, para além de visualizarmos os diferentes contrastes da paisagem, quase conseguimos sentir os cheiros envolventes. Nas suas aventuras e desventuras, vamos caminhando ao sabor da poeira dos seus passos, do cansaço ou da adrenalina, da curiosidade em interagir ou de ser apenas observadora. Nesta sua forma honesta em sentir os lugares, vamos desmistificando ou construindo a nossa perceção sobre os lugares.
Assim, a sua experiência confronta-nos, desafia-nos e leva-nos a sair da zona de conforto. A ir além do evidente e a ter fome de mundo.
Por isso, continuo a querer fazer trekking no Nepal. Tenho vontade de descobrir o carrossel de emoções e cores da Índia e do Sri Lanka. Quero concretizar o quanto antes a viagem de sonho à Nova Zelândia, mas acho que vou evitar viajar pelo país de autocarro. Ao sabor da morna, já juntei à minha lista de viagens alguns trilhos pelas ilhas de Cabo Verde. Já o Senegal, confesso que deixou-me algo apreensiva e não sei se gostaria de conhecer. Das Filipinas nasceu alguma curiosidade, mas viajar até ao Japão e Hong Kong é cada vez mais um desejo.
Ao longo dos capítulos, a autora intercala a narrativa com momentos da História do país ou até algumas curiosidades, que enriquecem a nossa viagem por estes países longínquos, que em nós vão ficando cada vez mais próximos.
Para ler ao sabor da vontade em viajar com a "Cabeça no Ar, Pés na Terra."