sexta-feira, 10 de junho de 2016

Trilho Lago Argentino


Percurso: Pedestre 
Localização: El Calafate, Santa Cruz, Argentina
Distância aproximada: 2-3 km 
Duração aproximada: 1 hora 
Grau de dificuldade: Baixo 

A cidade de El Calafate localiza-se na província de Santa Cruz, no sul da Argentina. Fica 3h20 de avião de Buenos Aires e é uma das portas de entrada para os amantes de trekking. Daqui parte-se para o Parque Nacional Los Glaciares.

Esta pequena cidade permite desfrutar de passeios relaxantes antes de se iniciar os longos percursos pelos trilhos da Patagónia. E como na Patagónia nunca se sabe como será o tempo, o melhor mesmo é nunca sair sem se estar prevenido para tudo.

Ora, no dia da nossa caminhada o vento era tão forte, mas tão forte, que parecia que finalmente iríamos experimentar a sensação de voar a sério. Aliás, este foi o maior grau de dificuldade do percurso, pois conseguir caminhar nestas condições ventosas é algo quase impossível. De resto, é um percurso num passadiço plano e tranquilo, onde por vezes podemos ver o dia a dia dos gaúchos com os seus cavalos e onde podemos escapar dos turistas, pois estes preferem a movimentada avenida principal.

Junto ao lago Argentino, é possível avistar flamingos, teros bandurrias. A vegetação é quase toda ela rasteira e compreende-se bem o porquê! No percurso não encontrei o Calafate, um arbusto típico da região, que deu o nome à cidade. Este dá um fruto que nos deixa a língua toda roxa e conta a lenda que quem o provar volta numa outra vida. Encontrei-o dias depois em El Chaltén e claro que provei o fruto.

Já no final, há que voltar para o centro da cidade e deliciarmo-nos com os maravilhosos chocolates artesanais. Não dá para resistir, garanto-vos!

Pinturas populares (últimos 30 dias)