quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Joaninha voa, voa...


Fonte Santa, Quarteira

Gosto de joaninhas. Acho-lhes imensa piada!
Quem de nós não teve já uma joaninha na mão e não cantou aquela canção "joaninha voa, voa que o teu pai está em Lisboa..."?

Nesta minha constante busca de lendas e mitos, descobri que as joaninhas também não escaparam incólumes às ditas! A verdade é que este bichinho da família dos escaravelhos é associado a factor de sorte e boas-novas. Por isso, quando encontramos uma joaninha temos o hábito de a segurar nos dedos e dizer a tal lengalenga que sempre nos vem à cabeça. E daí que algumas culturas acreditam, que matar uma joaninha pode trazer azar e tristeza.

Por exemplo, na França dizem que se uma joaninha pousar em nós e depois voar, que esta levará com ela a nossa infelicidade. Nos Estados Unidos, acreditam que muitas joaninhas a voar na Primavera é prenúncio de boas colheitas. Já os belgas preferem acreditar que uma joaninha pousada na mão de uma jovem, é sinal que ela se casará nesse ano. Mas os da capital ainda acrescentam que as pintas pretas indicam o número de filhos destinados à pessoa, cuja mão a joaninha for pousar. Ainda no campo do amor, temos os noruegueses que dizem que se um homem e uma mulher virem uma joaninha ao mesmo tempo, então haverá romance no ar. Os asiáticos vão mais longe e afirmam que as joaninhas percebem a fala humana, pois estas foram abençoadas por Deus. E por aí fora...

Verdade ou não, o certo é que estes insectos dão imenso jeito no meu jardim, pois, para além de serem lindos, devoram os milhares de pulgões que por ali se passeiam.
______________

8 comentários:

N. Martins disse...

Fotografias dignas do National Geographic. Muito boas!
Também gosto muito de joaninhas, é talvez um único insecto, que não tenho imediata vontade de esborrachar. ;p É giro como essas lengalengas vão passando de geração em geração sem perderem "força". Quantas vezes não mandei eu, na minha infância, a joaninha ir ter com o pai a Lisboa.
Gostei do post, fez-me sorrir. :)

Jojo disse...

Fotografias lindas!!!
Também adoro joaninhas! Lá em casa, na ilha, na altura da Primavera, aparecem imensas e fia o jardim todo pintalgado de vermelho!:)

Teté disse...

Também acho piada a joaninhas e já te tinha dito que as fotografias estão fantásticas.

Mas o melhor é ficar a conhecer essas superstições e lendas, que circulam um pouco por todo o mundo... :)))

Beijocas!

Anónimo disse...

Acho a joaninha um bichinho muito simpático e este post interessante só vem reforçar a minha simpatia.Deixá-las andar por ai esvoaçando e trazendo a felicidade ao mundo!
Eu ,ao contrário da N.Martins odeio esborrachar bicharada.Faz-me impressão.É raro matar algum bichito.

Isabel

MJ FALCÃO disse...

Também gosto muito de joaninhas... Lembro-me de uma história em que a Joaninha dizia: "Se és amigo verdadeiro/ não me digas voa voa./ Voar sim, mas para onde?/ O meu pai não tem dinheiro para ter ido a Lisboa..."
Um beijinho

susemad disse...

Obrigada meninas pelas vossas palavras, partilhas, sorrisos e emoções. :)
Beijinhos e um óptimo domingo!

Isabel Maia disse...

Que joaninhas tão bonitas tonsdeazul :)
Estes simpáticos bichinhos fazem parte das minhas memórias de infância. No tempo em que a produção agrícola da minha família era menos em massa, os montes de erva acabados de cortar eram deixados em frente das manjedouras dos animais. O que eu me divertia mergulhar para cima deles :P Outra das minhas brincadeiras era vasculhar esses mesmos montes em busca de joaninhas que depois eu colocava em caixinhas de marmelada com a tampa furada e forradas a erva. O que é certo é que no dia seguinte a caixa estava vazia porque eu fazia os furos na tampa com pregos e ficavam grandes o suficiente para as joaninhas fugirem lol
"Oh tempo, volta p'ra trás!"

Boas leituras :)

susemad disse...

Sabe tão bem recordar estes pequenos grandes momentos da nossa infância, Isabel Maia! E que grandes aventuras tiveste com as nossas amigas joaninhas. Ehehe Dá vontade sim de que o tempo volte para trás...
Boas leituras para ti também! :)

Pinturas populares (últimos 30 dias)