domingo, 11 de abril de 2021

Trilho das Brandas do Sistelo

Percurso: Pedestre 
Localização: Sistelo, Arcos de Valdevez
Distância aproximada: 8,55 km 
Duração aproximada: 6 horas
Grau de dificuldade: Moderado 

O percurso pedestre de pequena rota das Brandas do Sistelo localiza-se na Serra da Peneda, na aldeia de montanha de Sistelo. A caminhada circular tem início junto ao Castelo de Sistelo e daí segue-se por entre o casario e espigueiros. Depois de uma descida por umas escadas pronunciadas, segue-se caminho por um carreiro que nos conduz ao início da subida. Daqui para a frente o grau de dificuldade exige mais pausa e descanso, principalmente se o trilho for feito em agosto, como foi o nosso caso. Contudo, as belas paisagens dos socalcos de Sistelo e a paisagem infinita sobre a Serra compensam todo o esforço.

Por causa de obras na estrada, tivemos de fazer um desvio para chegar ao Sistelo. Contudo, o GPS baralhou-se e acabámos por nos perder. Sorte que encontrámos um senhor que nos ajudou e seguindo na sua mota levou-nos até a um ponto que poderíamos seguir caminho sem perder a rota. Este imprevisto fez-nos iniciar o percurso pedestre bem mais tarde do que o previsto. 

Assim, fizemo-nos ao caminho de passada lenta e sem pressas, pois não existiam horários, nem metas para cortar. Apenas um prazer por explorar o caminho, por descobrir mais além, por dar mais um passo até ao destino. Por vezes, o fim parecia tão longe que derrubou-nos, mas só por breves instantes. O cansaço e o calor de agosto marcaram o compasso ou a pausa da caminhada. E nesta nossa vagareza, conseguimos chegar ao Bosque Encantado mesmo a horas de fazer a nossa pausa para o almoço.

Após o almoço e o merecido descanso, seguimos caminho para iniciar a descida para a aldeia de Sistelo. Não sei se foi de já ter as forças recuperadas, mas daqui para a frente os meus olhos ficaram completamente maravilhados com toda a beleza envolvente. Todas as desculpas foram válidas para mais uma pausa.

Sem comentários:

Pinturas populares (últimos 30 dias)