terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Escuta, amor


Ilustração: phermad

"Quando damos as mãos, somos um barco feito de oceano, a agitar-se sobre as ondas, mas ancorado ao oceano pelo próprio oceano. Pode estar toda a espécie de tempo, o céu pode estar limpo, verão e vozes de crianças, o céu pode segurar nuvens e chumbo, nevoeiro ou madrugada, pode ser de noite, mas, sempre que damos as mãos, transformamo-nos na mesma matéria do mundo.

Tu és tudo aquilo que sei. Mesmo quando não estavas lá, mesmo quando eu não estava lá, aprendíamos o suficiente para o instante em que nos encontrámos. 

Aquilo que existe dentro de mim e dentro de ti, existe também à nossa volta quando estamos juntos. E agora estamos sempre juntos. O meu rosto e o teu rosto, fotografados imperfeitamente, são moldados pelas noites metafóricas e pelas manhãs metafóricas. Talvez outras pessoas chamem entendimento a essa certeza, mas eu e tu não sabemos se existem outras pessoas no mundo. Eu e tu declarámos o fim de todas as fronteiras e inseparámo-nos. Agora, somos uma única rocha, uma única montanha, somos uma gota que cai eternamente do céu, somos um fruto, somos uma casa, um mundo completo. 

Questiono os gestos mais simples, escrever este texto, tentar dizer aquilo que foge às palavras e que, no entanto, precisa delas para existir com a forma de palavras. Mas eu questiono, pergunto-me, será que são necessárias as palavras? Eu sei que entendes o que não sei dizer. Repito: eu sei que entendes o que não sei dizer. Essa certeza é feita de vento. Eu e tu somos esse vento. Não apenas um pedaço do vento dentro do vento, somos o vento todo. 

Escuta, 
ouve. 
Amor. 
Amor." 
In Abraço, de José Luís Peixoto

4 comentários:

Teté disse...

Que coincidência, é o livro que estou a ler... :)

Feliz Natal para ti e todos os teus!

susemad disse...

Que feliz coincidência! 😉
Beijinho e Feliz Natal, minha querida!
🎅🎁🎄

Majo Dutra disse...

~~~
Tenho imensa dificuldade em ler o ''grey'' que escolheu
para escrever... e tenho pena...
Dias felizes... em tons de azul...

A VIVENCIAR A VIDA blogspot...
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

susemad disse...

Olá Majo Dutra!

Obrigada pela visita. Espero que a mudança de cor lhe proporcione, agora, boas leituras pelo tonsdeazul. ;)

Até breve!

Pinturas populares (últimos 30 dias)