quarta-feira, 26 de novembro de 2008

"O Ingénuo"

O Ingénuo, de VoltaireO primeiro livro que li de Voltaire foi Cândido e gostei imenso! Contudo, hoje falo-vos não de Cândido, mas sim d’O Ingénuo. Neste livro de 93 páginas, Voltaire, o escritor do Iluminismo, volta a surpreender com humor e ironia.
O Ingénuo conta a história de um índio hurão, de nome Hércules Ingénuo, que, ao desembarcar na Bretanha, é reconhecido pelos seus parentes que o convertem ao catolicismo e o baptizam. Só que entretanto Ingénuo apaixona-se pela sua madrinha de baptismo e vê-se confrontado com impedimentos que não entende.

“ – Irra, meu tio, estais a fazer pouco de mim! Porque há-de ser impossível casar com uma madrinha quando a madrinha é nova e bonita? Não vi no livro que me emprestastes [A Bíblia] que seja pecado casar com as raparigas que nos ajudam a baptizar. Vejo que se fazem todos os dias para aí muitas coisas que não figuram no vosso livro e que não se faz nada daquilo que o livro diz; confesso-vos que isso me surpreende e aborrece.”

Após lutar contra os ingleses, Ingénuo parte em direcção a Versalhes com o intuito de receber um prémio pelos serviços prestados e com esperança de conseguir casar com a sua madrinha, a linda Saint-Yves.
Ao chegar lá acaba por ser encarcerado na Bastilha. Como fica sem saber notícias do seu amado, Saint-Yves parte também para Versalhes. Contudo quando pede ajuda a um padre para libertar Ingénuo, depara-se com propostas delicadas. Saint-Yves vê-se então confrontada com um dilema... E mais não conto.
Esta obra é uma excelente sátira ao catolicismo e à sociedade.

5 comentários:

Ad astra disse...

Já o tinha lido há muito tempo, relembrei agora

e continua tão actual

blue kiss

Teté disse...

E porque é que eu tinha ideia que já eram escritos ultrapassados? Sim, realmente não há nada como ler, para não ter ideias preconcebidas e infundamentadas... ;)

Jinhos!

Miguel disse...

De Voltaire, apenas conheço a sua frase famosa ...!

Obrigado pelo esclarecedor post literário ...!

UM BOM FDS!
Bjks da M&M & Cª!

carteiro disse...

Ainda não li uma obra inteira de Voltaire. Apenas algumas citações, de pensamentos ou ideologias altamente filosóficos. Não dos banais mas dos que inspiram profunda inteligência.

Tenho apenas o Cândido, que espero ler num futuro próximo. Mas fiquei muito, muito curioso com este título e com a descrição.

Um abraço.

Fernando disse...

Bem, deixa-me que te diga que este parece-me ser bem melhor que o primeiro que li do autor (Cândido), talvez isto me pareça devido ao tipo de estória, esta parece-me bem mais interessante que a da primeira obra de Voltaire que tive o prazer de ler, com certeza que irei colocá-la na minha wishlist e um dia lê-la!

Fernando

Pinturas populares (últimos 30 dias)