terça-feira, 4 de agosto de 2015

A terapia da «Floresta Encantada»

«Só somos felizes, verdadeiramente felizes, quando é para sempre, mas só as crianças habitam esse tempo no qual todas as coisas duram para sempre.»
O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa

No mês passado recebi como prenda de aniversário um livro, não para ler, mas para pintar. São os chamados "livros de colorir para adultos" e que têm estado no top de vendas um pouco por todo o mundo. Ainda hoje li no Observador que "em Portugal já há quem não saia de casa sem eles e quem diga que são terapêuticos".

Na mala vinda do outro lado do atlântico encontrava-se a Floresta Encantada, de Johanna Basford. Este só irá chegar a Portugal em dezembro deste ano, pois por agora está no top nacional O Jardim Secreto, que já vendeu 1 milhão de livros. Mas voltemos à Floresta Encantada...

A ilustradora Johanna Basford convida-nos a entrar e a viajar pelo coração de uma floresta encantada, enquanto pintamos os desenhos que nela se encontram, como: animais, flores, criaturas curiosas, objetos mágicos, castelos e entre outros. 

Para ilustrar este livro, a autora inspirou-se na região rural onde mora na Escócia. Este para além de um livro de colorir é também um livro de caça ao tesouro, pois temos de encontrar os nove símbolos ocultos ao longo das páginas, que irão permitir destravar a porta do castelo no final da jornada e descobrir o que se esconde lá dentro.

As ilustrações de Johanna Basford são lindíssimas e hipnóticas. Não há como resistir a esta viagem a preto e branco, que a pouco e pouco vai ganhando cor pelas nossas mãos. 

Desde que comecei na semana passada, que ainda não consegui parar com este meu novo vício, que me faz regressar aos meus dias felizes de criança. 

Entre uma cor e outra não penso em mais nada. O tempo não existe e a artista dentro de mim vai explorando a floresta encantada, com uma mão cheia de cores e um sorriso ingénuo de satisfação pelo resultado final.

9 comentários:

Isabel disse...

São lindos, mas é um tipo de trabalho que não tenho paciência para fazer.

Este desenho que mostras, já pintado, é muito bonito:)

Beijinhos:)

susemad disse...

A sério, Isabel? Pintar é tão relaxante. Devias experimentar. ;)
Obrigada. Este é um das primeiras páginas. Se tiveres oportunidade vê na Google os que têm sido partilhados e verás que não faltam artistas e imaginação! Ehehe
Beijinhos

Rogeriomad disse...

Livro de pintura para adultos e tu pintas como criança? ahahaah

Miguel Pestana disse...

A "magia" destes livros é que quando estamos a pintá-los estamos concentrados no momento, com a cabeça no "aqui e agora", e por isso as preocupações ficam em segundo plano.
Quando éramos crianças o efeito era o mesmo :)

Teté disse...

Gostei da citação. E também tenho um livro desses, para relaxar pintando. Não vai é muito adiantado! :)

Beijocas

susemad disse...

Ainda ando a aprimorar o traço, Rogeriomad. Eheheh Mas já estive a ver uns truques e técnicas no Youtube. ;)


É isso mesmo, Miguel Pestana! :)


É linda! Mais dedicação, Teté. ;)
Beijinhos e cuida-te.

Helenaguerr disse...

Linda, ficou excelente...e não pintas nada como criança ;)

Francisco A. disse...

Existe também a revista Color.Mind. Trata-se de uma revista com dezenas de ilustrações fantásticas (motivos florais, mandalas, desenhos abstratos e geométricos). É mais pequena e leve que um livro mas o papel é de elevada/gramagem permitindo pintar com diversos materiais. É também bastante mais económica. Custa 2,99€ e o Nº2 sai para as bancas já no dia 14/08. Vejam o Facebook da editora em www.facebook.com/mtcedicoes Boas pinturas a todos!

susemad disse...

Obrigada, Helena! ;)
Tu ao que parece tens-te dedicado imenso às cores! Ehehe
Beijinhos


Olá Author,
Soube da existência dessa revista há uns dias no blogue do Miguel Pestana (http://silenciosquefalam.blogspot.pt/) e sim parece-me bastante boa para pinturas e claro bem mais económica. ;)
Obrigada pela visita e boas pinturas!

Pinturas populares (últimos 30 dias)