terça-feira, 28 de abril de 2015

8.ª Festa do Cinema Italiano


Para os mais distraídos, aviso que a 8 1/2 Festa do Cinema Italiano está a chegar à cidade de Loulé. 

Este ano, a 8.ª edição esteve pela primeira vez nas Caldas da Rainha. Já passou por Lisboa e entre os dias 1 e 3 de maio, vai estar no Algarve. Depois sobe até Coimbra (5-7 de maio) e voa para o Funchal (8 e 10 de maio), para continuar a mostrar o melhor do cinema italiano.

A mostra cinematográfica do ano passado voltou a ter um balanço bastante positivo. Destaco A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, como o filme mais marcante da última edição. Também participei de um workshop Italiano per principianti, que, para além de ser muito animado, permitiu conhecer um pouco mais da cultura gastronómica italiana. O deste ano será sobre a Moda.

Para este fim de semana prolongado, vou apostar no filme de abertura, I Nostri Ragazzi, de Ivano de Matteo, baseado no livro de Herman Koch, O Jantar. Já no sábado, espero poder assistir às curtas-metragens, que são sempre surpreendentes, e não quero perder Almas Negras, de Francesco Munzi. Filme que teve um grande sucesso por parte da crítica, recebendo 13 minutos de aplausos após a projeção oficial no Festival de Veneza. Vamos lá ver se merece!

Quem estiver por Loulé, Coimbra e Funchal pode sempre aproveitar esta Festa! :)

2 comentários:

Teté disse...

Olha, esta mostra do cinema italiano passou-me completamente ao lado... ;)

Beijocas

susemad disse...

Olha este ano só gostei mesmo, mesmo do "I Nostri Ragazzi". Foi um filme bastante forte e saí da sala mesmo balançada com tudo. Já o "Almas Negras" acabou por ser um filme que não me entusiasmou muito, mas não lhe retiro o mérito. Ainda fui ver uma sessão de curtas, mas não consegui gostar de nenhuma. Para mim, foram o pior do festival, que este ano esteve muito fraco de audiência...
Beijocas

Pinturas populares (últimos 30 dias)