segunda-feira, 27 de agosto de 2012

7| livrarias e bibliotecas no mundo

Ciproš em Maribor, Eslovénia

Maribor é este ano, juntamente com Guimarães, Capital Europeia da Cultura. E foi nesta linda cidade eslovena, que fui encontrar a livraria Ciproš. Esta localiza-se na Glavni trg 1, mais precisamente do lado esquerdo após passar a ponte que atravessa o rio Drava. Aqui encontramos essencialmente livros usados de literatura eslovena e de autores estrangeiros traduzidos para esloveno, para além de também haver alguns livros em inglês, francês, russo, italiano e não, não encontrei nada em português. 

Fiquei a saber que na Eslovénia, toneladas de livros velhos são destruídos em moinhos. E foi com o intuito de salvar pelo menos parte desses livros, que a The Ciproš Maribor Book Lovers Club foi fundada em 1995. O nome Ciproš simboliza renascimento, e é neste contexto que os livros descartados são trazidos para as prateleiras desta bonita livraria, onde ganham outra vida até serem descobertos por novos leitores. Para além disso, a  Ciproš também organiza vários eventos literários.

Gostei especialmente da decoração desta livraria, onde os abat-jours são feitos de livros e onde há malas de viagem cheias de mais livros. 

Também descobri, posteriormente, que o seu anterior espaço físico era num antigo quartel do complexo Pekarna e numa caminhada mais demorada ao outro lado da cidade, fui ao encontro da antiga Bukvarna Ciproš.



3 comentários:

Isabel disse...

Parece ampla, moderna e cheia de luz. Parece bonita dentro do género.

Porque é que destroem os livros?
Que pena!

Teté disse...

Uma excelente ideia e um espaço muito aprazível, a avaliar pelas fotos! :)

Beijocas!

susemad disse...

Sim luz não lhe falta, Isabel!
Destroem livros velhos, porque não há quem os queira... Assim como também são destruídos em muitos outros países... Não há espaço para tantos livros... É triste, mas é uma realidade.


É sim senhora, Teté! Irias gostar de cuscar esta livraria. ;)
Beijocas!

Pinturas populares (últimos 30 dias)