sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Trilho da Rocha da Pena

Percurso pedestre da Rocha da PenaPercurso: Pedestre
Localização: Freguesias de Salir e Benafim, concelho de Loulé

Distância aproximada: 5 km
Duração: 3h - 3,5h (aprox.)
Grau de dificuldade: Médio


O Sítio Classificado da Rocha da Pena, situado nas freguesias de Salir e Benafim, protege e conserva os valores físicos e paisagísticos do Barrocal algarvio.
A Rocha da Pena é uma cornija escarpada de calcários, cujo planalto tem aproximadamente 2 km de comprimento e uma escarpa com cerca de 50 m de altura. A altitude máxima deste local é de 479 m.



O percurso pedestre pode ser iniciado na aldeia da Penina ou na Rocha da Pena e pode ser efectuado nos dois sentidos. Ao longo do percurso é possível observar várias estruturas características de formação cársica tais como sumidouros e algares. O Algar dos Mouros é um dos mais conhecidos e abriga duas espécies de morcegos ameaçadas de extinção, o Morcego-de-Peluche e o Morcego-Rato-Pequeno. No topo da Rocha encontram-se dois amuralhamentos em pedra.


Devido à sua localização, numa zona de transição entre o Barrocal e a Serra, este local tem uma grande variedade de flora. Possui mais de 500 espécies de plantas, das quais algumas são endémicas e muitas outras medicinais e aromáticas.

A fauna também é bastante rica. O seu isolamento geográfico permite um óptimo abrigo e local de nidificação para muitas espécies, tendo sido avistadas cerca de 122 espécies que, na sua maioria, são residentes, embora também se encontrem aves migratórias e estivais.

8 comentários:

Fabulosa disse...

A altitude máxima deste local é de 4790 m.? Creio que colocaste algum digito a mais. Não há nada tão alto em Portugal. Creio que o que temos de mais alto nem aos 3000m chega. =)

susemad disse...

:) Agradeço o teu olho de lince, Fabulosa.
Bom fim-de-semana!

Unknown disse...

Parece ser um óptimo passeio, tenho pena de conhecer muito mal o interior algarvio, alias o interior e não só ehehehe
Fica bem

Teté disse...

Confesso que essas caminhadas de 5km/3horas não me entusiasmam muito, acho que ficaria de língua de fora durante uma semana...

Mas para quem gosta de caminhadas, essa profusão de fauna e flora deve ser uma boa motivação para seguir esse percurso.

Jinhos e um resto de bom fim de semana!

Miguel disse...

Um local a visitar ou melhor a passear ...!

Bjks da M&M & Cª!

Ad astra disse...

sitios bonitos...

beijo

carteiro disse...

Estas imagens são fantásticas e muito têm em comum, independentemente da distância, dos passeios que faço em volta da minha aldeia.

Um abraço.

Anónimo disse...

belas fotos, o algarve em grande.

Pinturas populares (últimos 30 dias)