sexta-feira, 18 de março de 2022

"A menina com os olhos ocupados"


A Menina Com os Olhos Ocupados de André Carrilho podia ser um livro do meu filho, mas não. Foi-me oferecido pelo meu irmão mais novo em 2020, que já me conhece bem e sabia que só um livro conseguiria acordar-me para o que ele andava a dizer-me e eu nem lhe ligava. 

Com ilustrações fabulosas e uma história de alerta, André Carrilho conta-nos os dias desta menina que estava sempre com os olhos colados a um ecrã.

Estavam tão ocupados que não via a magia da vida a passar por ela. E os dias e as noites sucediam-se uns atrás dos outros e a menina "nem vê os cometas, estrelas ou planetas que passam depressa pela janela."

Até ao dia em que sentada na montanha-russa, de olhos ocupados, "uma curva mais apertada ATIRA o telefone para a calçada!"

A menina fica triste, desconsolada e sem nada na mão. Mas será que está só?

Ao olhar à volta, de "olhos libertos", a menina encontrou amigos para conhecer. Pois "É bom ter os olhos desocupados!
É bom ver mais longe, pra todos os lados!"

Um livro com uma excelente lição, que reli para a iniciativa #marçoilustrado de @na.cama.com.os.livros e da @silveria.miranda

André Carrilho ganhou o ano passado o Prémio Nacional de Ilustração com este livro.

2 comentários:

Isabel disse...

Um aluno meu levou este livro para ler na aula. Gostei muito. Acabei por encomendá-lo para mim.

Beijinhos:))

Tons de Azul disse...

É muito giro e comigo funcionou mesmo como alerta. Eheh
Um beijinho

Pinturas populares (últimos 30 dias)