quinta-feira, 1 de maio de 2014

12| livrarias e bibliotecas no mundo

Garagem dos Livros em Porto Alegre, Brasil

Num feliz acaso, encontrei no Brasil esta Garagem dos Livros, situada no centro histórico de Porto Alegre, perto da Usina do Gasômetro, na Rua General Salustiano, 214. Este maravilhoso alfarrabista (sebo, no português do Brasil), para além de ter imensas preciosidades literárias é também um espaço cultural muito característico e genuíno.

Foi com simpatia que me deixaram explorar esta garagem apinhada de estantes de livros e decorada com quadros de autores e artistas de cinema. Percorri com os dedos algumas lombadas de livros tão usados e claro que rapidamente encontrei os nossos autores portugueses, Fernando Pessoa e Eça de Queirós. Também lá descobri alguns estrangeiros conhecidos como Virginia Woolf, Thomas Mann, Oscar Wilde, Luigi Pirandelo, Shakespeare, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade.

Lendo um pouco da história do sebo Garagem dos Livros, fiquei a saber que este espaço tão peculiar fez parte da 8.ª edição da Bienal do Mercosul e é o único da capital do Rio Grande do Sul que se incluí no módulo de Cidade Não Vista. Já o dono deste tão especial recanto literário é o senhor João de Souza Machado, de 74 anos, que é mais conhecido por João dos Livros. 

O cheiro do pó dos livros rejuvenesceu a nossa ainda longa caminhada.

2 comentários:

Isabel disse...

Adoro entrar num alfarrabista e vasculhar até encontrar algumas preciosidades por preço acessível!

Bom feriado!

susemad disse...

E o cheiro a livros nestes espaços é sempre muito mais intenso, Isabel! :)
Este aqui foi mesmo um feliz acaso.
Beijinho

Pinturas populares (últimos 30 dias)