sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O desafio dos 50

Hoje escrevo a propósito de listas de livros. Como sabem, existem muitas e estão constantemente a ser divulgadas. Umas para enumerar os melhores livros de sempre; outras para lembrar-nos dos livros que devemos ler antes de morrer; algumas feitas só com autores premiados com Nobel, Booker Prize e sei lá mais o quê; outras ainda com os livros mais difíceis de ler; ou até com os piores livros de sempre; etc.

Seja pela curiosidade de ver quais os livros selecionados, seja pela vontade de descobrir, quem sabe, outros livros/autores, confesso que tenho por hábito ler estas listas. Não é que lhes vá dar grande importância, porque cada um de nós tem a sua preferência de leitura, mas é também agradável encontrar nessas listas muitos livros que já lemos e que no final até concordamos com a escolha do crítico. 

No outro dia ao ler o blogue Viajar Pela Leitura, em que a Paula refere que já está "um bocado farta de listas" e o Nuno Chaves comenta que devíamos de fazer uma lista com os "50 livros a serem lidos até morrer", fiquei a matutar na ideia por a considerar bastante interessante e assim decidi aceitar o desafio de criar a minha lista de livros, mesmo correndo o risco de me esquecer de algum. E claro, também tenho consciência que daqui a uns dez anos a lista já não será a mesma, por ainda ter muitos por ler e descobrir!

A lista que se segue não tem qualquer ordem de preferência e não é bem a lista referida. Não é uma lista de livros obrigatórios, nem sequer dos melhores de sempre. É sim, uma lista de livros que foram marcantes, únicos, extraordinários, apaixonantes, viciantes, singelos, perturbadores, cómicos e entre outras coisas que nos tocam cá dentro, enquanto leitores que somos, e que de alguma forma também definem aquilo que sou. 

1| Memorial do Convento, José Saramago 
2| O Alienista, Machado de Assis   
3| Húmus, Raul Brandão 
4| Uma Casa na Escuridão, José Luís Peixoto 
5| Os Maias, Eça de Queirós 
6| O Estrangeiro, Albert Camus 
7| Poesias de Álvaro de Campos 
8| Metamorfose, Franz Kafka 
9| O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha, Miguel de Cervantes
10| A Divina Comédia, Dante Alighieri 
11| O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde 
12| Mystic River, Dennis Lehane 
13| Pela Estrada Fora, Jack Kerouac 
14| O Deus das Moscas, William Golding 
15| A Quinta dos Animais, George Orwell 
16| O Principezinho, Antoine Saint-Exupéry 
17| A Lua de Joana, Maria Teresa Maia Gonzalez 
18| Beloved, Toni Morrison 
19| Capitães da Areia, Jorge Amado 
20| O Remorso de Baltazar Serapião, Valter Hugo Mãe 
21| Desgraça, J. M. Coetzee 
22| Crime e Castigo, Fiódor Dostoievski 
23| Anna Karénina, Lev Tolstoi 
24| Jane Eyre, Charlotte Brontë 
25| As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley 
26| Os Passos em Volta, Herberto Helder 
27| Rebecca, Daphne du Maurier 
28| O Amor em Tempos de Cólera, Gabriel García Márquez 
29| O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald 
30| Por Favor Não Matem a Cotovia, Harper Lee 
31| O Homem que Via Passar os Comboios, Georges Simenon 
32| As Vinhas da Ira, John Steinbeck 
33| História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, Luís Sepúlveda
34| O Dia dos Prodígios, Lídia Jorge 
35| A Mancha Humana, Philip Roth 
36| As Aventuras de João Sem Medo, José Gomes Ferreira 
37| O Barão Trepador, Italo Calvino 
38| Ele foi Mattia Pascal, Luigi Pirandello 
39| As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain 
40| Contos de Natal, Charles Dickens 
41| Werther, J. W. Goethe 
42| A Arte de Amar, Ovídio 
43| Aparição, Vergílio Ferreira 
44| O Nariz, Nikolai Gógol 
45| Cândido, Voltaire 
46| Siddhartha, de Hermann Hesse 
47| Fazes-me Falta, Inês Pedrosa
48| Se Isto é um Homem, Primo Levi 
49| O Silêncio do Mar, Vercors 
50| A Última Fome, John Christopher 

Agora, e aproveitando a deixa do Nuno Chaves, desafio-vos a selecionar os vossos 50. :0)

15 comentários:

Teté disse...

Bom, muitos destes não li e alguns até tenho curiosidade de ler. Outros... nem por isso! Para fazer uma listas destas tenho de pensar um bocado. Mas numa coisa estás certa, corremos o risco de esquecer de alguns livros importantes para nós. E discordo que daqui a 10 anos a lista seria diferente: ela é capaz de mudar na semana seguinte! :)))

Beijocas!

nuno chaves disse...

Um destes dias... levo a sério esta ideia! e...toco combinar com o pessoal... sobre uma lista de 50 livros que valem realmente a pena ler! em que cada um entrega uma lista com 10 ou 20 livros e no final é só juntar 2+2

Quanto a esta tua lista irei tomar a liberdade (se não te importares) de a transcrever para o Página a Página, para que as pessoas possam pensar sobre o assunto.

Estive aqui a dar uma espreitadela a alguns títulos... Já leste todos?
como elaboraste a lista?

Daqui li os seguintes...

- Fazes-me Falta
- Contos de Natal
- As Aventuras de Tom Sawyer
- A Mancha Humana
- As Vinhas da Ira
- O Grande Gatsby
- As Brumas de Avalon
- Desgraça
- O Principezinho
- O Remorso de Baltazar serapião

susemad disse...

Hum... Teté, conta-me quais são os que tens curiosidade em ler e já agora aqueles que nem sequer lhes queres chegar perto!
Ehehe Sim, sim tens razão isto para quem lê todos os dias, dez anos é muito tempo! :p
Beijinhos


Acho que sim, que devias mesmo levar a sério, Nuno Chaves.
Não há qualquer tipo de problema, podes partilhá-la. Aproveita e faz também a tua. ;)
Sim já os li todos, se não fosse assim não faria qualquer sentido tê-los na lista. Fui pensando em todos os livros que já li ao longo destes anos e fui rabiscando num bloco todos aqueles que não poderiam ficar de fora. Como referi, posso ter deixado algum esquecido, mas estes 50 tinham de estar mesmo na lista. :)

Unknown disse...

Olá Tonsdeazul
eu tenho uma lista de livros lidos desde 2003, mais ou menos, com uma classificação que atribuo.
Vou-te colar aqui os 50 mais bem classificados.

01-Miguel Cervantes- D. Quixote 10
02-Guerra e Paz I - Lev Tolstoi 10
03-Fiodor Dostoievsky - Os Irmãos Karamazov 10
04-Ana Karenina - Lev Tolstoi 10
05-Augusto Cury - A Saga de um Pensador 10
06-John Steinbeck- As Vinhas da Ira 10
07-Memorial do Convento – José Saramago 10
08-O Grande Gatsby - Scott Fitzgerald 10
09-Por favor não matem a cotovia – Harper Lee 9.9
10-Haruki Murakami - Kafka à Beira-Mar 9.9
11-Franz Kafka - A Metamorfose 9.9
12-Louis Céline - Viagem ao Fim da Noite – 9.9
13-Gustave Flaubert - Madame Bovary – 9.9
14-Fiodor Dostoievski - Crime e Castigo – 9.8
15-Paul Auster – Inventar a Solidão – 9.8
16-António Lobo Antunes - Ontem não te vi em Babilónia – 9.8
17-Firmin - Sam Savage 9.8
18-Emily Brontë - O Monte dos Vendavais 9.8
19-Gabriel Garcia-Marquez - Cem anos de Solidão 9.8
20-O Físico - Noah Gordon 9.7
21-Paul Auster - Trilogia de Nova Iorque 9.7
22-Boris Pasternak - Doutor Jivago 9.7
23-Crónica do Pássaro de Corda – Haruki Murakami 9.7
24-1Q84 vol.1 - Haruki Murakami 9.6
25-António Lobo Antunes - Boa Tarde às Coisas Aqui em Baixo – 9.6
26-Os Mistérios de Jerusalém - Marek Halter 9.6
27-Fiodor Dostoiévski - O Idiota – 9.6
28-Franz Kafka - O Processo – 9.6
29-Wiliam Faulkner - O Som e a Fúria – 9.6
30-Paul Auster - As Loucuras de Brooklyn – 9.6
31-A Vida de Pi – Yann Martel 9.6
32-A Questão Finkler - Howard Jacobson 9.6
33-Jonathan Srange & o Sr. Norrell - Susanna Clarke 9.5
34-1Q84 vol.2 - Haruki Murakami 9.5
35-Olhai os Lírios do Campo - Erico Veríssimo 9.5
36-Sunset Park – Paul Auster 9.5
37-A Pequena Abelha - Chris Cleave 9.5
38-O Alienista - Machado de Assis 9.5
39-O Templo Dourado - Yukio Mishima 9.5
40-Vladimir Nabokov - Lolita – 9.5
41-Gabriel Garcia Marquez - O Amor nos Tempos de Cólera – 9.5
42-A Comissão das Lágrimas – António Lobo Antunes 9.5
43-Silêncio - Shusaku Endo 9.5
44-O Outono em Pequim - Boris Vian 9.5
45-A História Secreta – Donna Tartt 9.5
46-Sôbolos Rios que Vão – António Lobo Antunes 9.5
47-O Cemitério de Praga - Umberto Eco 9.5
48-Ivanhoe - Walter Scott 9.5
49-Os Cus de Judas – António Lobo Antunes 9.5
50-A Mãe - Máximo Gorki 9.5

Teté disse...

Bem, da tua lista li 13. Mas tenho curiosidade de ler esse do JLP - ainda tenho "Abraço" para ler - e o de José Gomes Ferreira, que ando para ler há anos... :)

Voltaire, Ovídio e tal dispenso! E Saramago, só se algum dia o conseguir ler até ao fim... o que ainda não consegui! :D

Beijocas!

susemad disse...

Olá Manuel Cardoso!
Temos alguns livros em comum e muitos dos que tens na lista também são os que pretendo ler ainda. ;) Por isso dou importância às tuas opiniões, porque sei que temos gostos idênticos.
Reparai que tens muitas obras do mesmo autor, eu tentei escolher a melhor que já li de cada um dos autores, para evitar de colocar só Saramago, Gabriel García Márquez ou Dostoievski. ;)
Na lista referes poucos autores portugueses. Achas que os nossos autores não contam boas histórias?! Ou é mais porque uma lista de 50 acaba por ser pequena para quem lê tanto como nós? :)
Boas leituras e obrigada pela partilha desta lista. Vou considerá-la para novas descobertas, pois referes autores que nunca li, como Erico Veríssimo, Chris Cleave, Walter Scott. Como quero também ler mais Murakami também vou escolher um destes que referes do autor. :)


Os dois que pretendes ler vais gostar, Teté. Principalmente o do José Gomes Ferreira.
Já os dois que não tens grande curiosidade, quase que acredito que irias gostar do Voltaire. ;)
Beijocas

Unknown disse...

Eu adoro a literatura portuguesa! Simplesmente, nestes 50 está o "supra-sumo" :) e no meu esforço por não ser chauvinista talvez tenha dado demasiado destaque àqueles estrangeiros que eu adoro mesmo... ainda assim está lá Saramago e ALA.
nos segundos 50 estão vários portugueses: JL Peixoto, Eça, Cardoso Pires, Mário de Carvalho, Luís Novais, Fernando Évora, Cristina Torrão, Manuel Alegre e Luís de Sttau Monteiro.
Vários livros do mesmo autor: isso tem uma explicação - quando me surpreendo com um livro muito bom, faço um esforço por ler mais e mais do mesmo autor. Tento, por exemplo, acompanhar tudo o que é publicado de Auster e Murakami. Há outros que tento, mas não consigo acompanhar tudo: é o caso de Lobo Antunes...
A vida é muito curta para tantos livros :)

susemad disse...

Pois compreendo-te, Manuel.
Bem sei que lês muitos autores lusófonos, pois estou sempre atenta às tuas opiniões. ;)
Depois de ter-te colocado a questão, apercebi-me que a tua lista é diferente da que eu fiz, porque a tua está feita com base numa avaliação que vais dando aos livros que lês. E isso muda tudo. ;)
Sim nesse ponto sou como tu, quando gosto de um autor tento ler quase tudo dele e para mim todas as suas obras acabam por ser de topo. :)

Isabel disse...

Também quando gosto de um autor vou comprando e lendo tudo dele.
Da tua lista tenho uns 35 mais ou menos e assim por alto parece-me que li uns 16 ou 17.
Da lista do Manuel Cardoso tenho mais uns quantos e li mais um ou outro. Antes de ter o meu blogue era leitora assídua do blogue do Manuel Cardoso e li muitos dos livros que ele recomendou. Desde que tenho o meu blogue, leio menos. O blogue rouba tempo. "Converso" muito. Mas gosto dessa "conversa" com os amigos que já fiz. Também o trabalho me tem ocupado muito mais. Cada vez mais.

Como diz o Manuel"A vida é muito curta para tantos livros", (mas eu quero ver se chego pelo menos aos 99 - vai dar para ler mais uns quantos livros!)

Um abraço para os dois e uma boa semana.

susemad disse...

Acaba por ser viciante, Isabel. Não achas? ;)
Pelo que vejo também temos então alguns gostos em comum. E também já li muitos livros influenciada nas opiniões do Manuel. E não, não me enganou em nenhum dos livros opinados. :)
Acho muito bem que queiras ler muitos mais até aos 99, mas cá para mim ainda vais para além dessa bonita idade.
Beijinhos

Isabel disse...

É um bocadinho viciante (principalmente a comprar!) mas vocês lêem muitíssimo mais que eu. Tenho lido pouco.Gostava de conseguir ler mais.
Enfim...

beijinhos

Paula disse...

Gostei de ver as vossas listas :)
Da Lista do Manuel já li uns quantos e também influenciada pela opinião dele.
Outros blogues que influenciam também as minhas leituras são o nlivros e o tonsdeazul :D
(Já tenho David Coperfield na estante).
Qualquer dia também elaboro a minha lista dos 50 :P

susemad disse...

Olha que vou ficar à espera da tua lista, Paula! :p
Boas leituras!

teresa dias disse...

Olá!
Há já algum tempo afastada do convívio bloguista foi com entusiasmo que vi a tua lista de livros. Achei a ideia excelente.
Vou começar a pensar na minha lista.
Ãproveito para dizer que a lista do Manuel Cardoso, sendo diferente, dá dicas para próximas leituras o que, vindas dele, são de seguir.
Beijo.

susemad disse...

Também ando um pouco afastada, Teresa Dias! Tenho publicado aqui e pouco mais que isso... Brevemente espero voltar ao ativo de visita e participação. ;)
Pois esta lista tem aquele risco de ter ficado algum por mencionar... E muitos outros que entretanto irei ler e quase de certeza que quererei que façam parte dela, mas não faz mal... Daqui a uns tempos voltar-se a fazer uma nova. :)
Hum... Então vou ficar atenta, pois quero conhecer a tua lista dos 50. :) E sim a do Manuel é de seguir!
Beijo e boas leituras!

Pinturas populares (últimos 30 dias)