quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"Cemitério dos Livros Esquecidos"

Library Head, Paul Rumsey, Reino Unido

«Seguimos o guardião através daquele corredor palaciano e chegámos a uma grande sala circular onde uma autêntica basílica de trevas jazia sob uma cúpula retalhada por feixes de luz que pendiam lá do alto. Um labirinto de corredores e estantes repletas de livros subia da base até à cúspide, desenhando uma colmeia tecida de túneis, escadarias, plataformas e pontes que deixavam adivinhar uma gigantesca biblioteca de geometria impossível. [...]

- Este lugar é um mistério, Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte. [...] Dir-te-ei o que o meu pai me disse a mim. Quando uma biblioteca desaparece, quando uma livraria fecha as suas portas, quando um livro se perde no esquecimento, os que conhecemos este lugar, os guardiães, asseguramo-nos de que chegue aqui. Neste lugar, os livros de que já ninguém se lembra, os livros que se perderam no temo, vivem para sempre, esperando chegar um dia às mãos de um novo leitor, de um novo espírito.»
A sombra do vento, Carlos Ruiz Zafón

4 comentários:

Teté disse...

Este livro encheu-me completamente as medidas aqui há alguns anos (2006 ou 2007?), mas já não gostei do seu seguimento ou de "Marina". Tão depressa não leio outro do autor...

Beijocas! :)

Teté disse...

Alguns chamam-lhe gótico! Por mim mete tudo no me4smo saco, lendas, crendices, religião e tal e dá uma grande mixórdia... ;)

MJ FALCÃO disse...

Bom Ano 2012, rodeada de livros!
O falcão
http://falcaodejade.blogspot.com/2012/01/novo-ano-hoje-eu-quero.html

susemad disse...

Pois Teté eu também só li este do autor, que adorei. Não li os seguintes devido ter acreditado que os próximos não me iriam satisfazer o suficiente. ;)
Beijocas


Obrigada, MJ Falcão e retribuo em dobro. :) Beijo

Pinturas populares (últimos 30 dias)