segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"um bom livro em favor de um corpo sem problemas de colesterol"

Livraria Ler Devagar, Lx Factory, Lisboa

«Para entreter curiosidades, o velho Alfredo oferecia livros ao menino e convencia-o de que ler seria fundamental para a saúde. Ensinava-lhe que era uma pena a falta de leitura não se converter numa doença, algo como um mal que pusesse os preguiçosos a morrer. Imaginava que um não leitor ia ao médico e o médico o observava e dizia: você tem o colesterol a matá-lo, se continuar assim não se salva. E o médico perguntava: tem abusado dos fritos, dos ovos, você tem lido o suficiente. O paciente respondia: não, senhor doutor, há quase um ano que não leio um livro, não gosto muito e dá-me preguiça. Então, o médico acrescentava: ah, fique pois sabendo que você ou lê urgentemente um bom romance, ou então vemo-nos no seu funeral dentro de poucas semanas. O caixão fechava-se como um livro. O Camilo ria-se. Perguntava o que era o colesterol, e o velho Alfredo dizia-lhe ser uma coisa de adulto que o esperaria se não lesse livros e ficasse burro. Por causa disso, quando lia, o pequeno Camilo sentia-se a tomar conta do corpo, como a limpar-se de coisas abstractas que o poderiam abater muito concretamente.»
O filho de mil homens, Valter Hugo Mãe

8 comentários:

Teté disse...

Bom, pelos vistos estás a gostar! Fico à espera da tua opinião sobre o livro... :)))

Beijocas!

OAutor disse...

Realmente existem leituras que nos fazem ficar tão bem que até o colesterol deve ter medo das letras!
Sinto isso sempre que entro no tons de azul! e eu tenho uma boa capacidade para sentir! eheh

Beijinhos!

susemad disse...

Este ano ainda não escrevi nenhuma opinião literária aqui, Teté! Vamos lá ver se é este que me faz quebrar esse jejum! :p E sim estou a gostar. Beijoquinhas

Nota: Não estou a conseguir aceder ao teu blogue, diz-me que está associado a um vírus... Será que é só comigo que acontece?


Olá Culé,
Obrigada pelas palavras! :)
Se assim fosse será que haveria mais leitores? Hum... Seria bom, pois andaríamos bem mais saudáveis!
Beijinhos

OAutor disse...

Nota: Não estou a conseguir aceder ao teu blogue, diz-me que está associado a um vírus... Será que é só comigo que acontece?

Tons de azul, isso anda a acontecer em muitos blogs! Ás vezes é por terem links para locais que podem estar infectados, mas nem sempre é assim...o nosso Tribunal do futebol está assim e ainda não consegui descobrir porquê! :(

Beijinhos

susemad disse...

Hum... É bom saber disso, pois foi a primeira situação que encontrei, Culé! Mas ontem ao fim do dia já consegui aceder ao blogue da Teté, sem problemas. ;)
Obrigada e beijinhos

Cartas a Si disse...

Nunca li nada deste autor, mas depois deste excerto fiquei com curiosidade. Está na minha lista de leituras.

susemad disse...

Está então na hora de o descobrir, Cartas a Si! Muito embora seja um autor com uma escrita nada suave, mesmo tendo poesia nas palavras.

Marcador disse...

Gostei muito da citação. Beijinhos

Pinturas populares (últimos 30 dias)