Escadaria do Convento de Santa Teresa no Rio de Janeiro, Brasil
«A grande loucura» de Selarón, pintor e ceramista autodidata chileno, pode ser vista e apreciada à medida que subimos os 215 degraus da escadaria do Convento de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
Esta obra de arte teve o seu início em 1990 e é uma grande homenagem do pintor ao povo brasileiro. Em 1998, quando a obra estava quase pronta, Selarón teve conhecimento de um lugar que vendia azulejos europeus para colecionadores, então teve a ideia de trocar os azulejos já postos, por outros que ia comprando, transformando a obra "mutante, uma obra de arte viva". E assim, pouco a pouco, a escadaria tornou-se numa verdadeira coleção de azulejos de todo o mundo, com mais de dois mil azulejos diferentes.
Para além do Brasil, a escadaria de Selarón tem azulejos de mais 47 países tais como: Portugal, Espanha, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Alemanha, França, Marrocos, Holanda, Grécia, Itália, Iraque, Síria, Paquistão, Índia, China, Japão, África do Sul, Nigéria, Argentina, Chile, Perú, Bolívia, E.U.A., entre muitos outros países.
Selarón teve ainda a oportunidade de pintar alguns azulejos, que também estão expostos nesta enorme montra de arte e refere num deles, logo à entrada da escadaria, que só "acabarei este sonho louco e inédito no último dia da minha vida..."
Foi encontrado morto na escadaria na manhã do dia 10 de janeiro de 2013.
Estive no Rio de Janeiro há alguns anos, mas na época ainda não existia essa escadaria. Que parece lindíssima... :)
ResponderEliminarBeijocas
E provavelmente, na época em que foste, também não havia tanta violência...
ResponderEliminarQuanto à escadaria vale a pena conhecer e subi-la. Fica perto do Bairro da Lapa e considero que é pouco conhecida pelos cariocas. Já os turistas também pouco ouviram falar desta escadaria de Selarón e são mesmo poucos os que a visitam.
Beijinhos