Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

4| livrarias e bibliotecas no mundo

Livraria Lello e Irmão no Porto, Portugal

Livraria Lello e Irmão ou Livraria Chardron, assim é conhecida esta livraria centenária da cidade do Porto. Situada na Rua das Carmelitas, a livraria Lello é considerada por muitos como a mais bonita do país e do mundo. Muito embora não conheça todas as livrarias deste nosso Portugal e muito menos as do mundo inteiro, tenho de dizer que sou uma das que concorda com a afirmação e com o reconhecimento internacional. O jornal inglês The Guardian considerou-a como sendo a terceira mais bela do mundo e o guia de viagens Lonely Planet descreve-a como "uma pérola de arte nova". 

É bem verdade que a sua fachada neogótica não passa despercebida na urbe, mas quem ousa entrar fica para lá de maravilhado com tão esplendoroso cenário. No interior o que mais se destaca é a escadaria vermelha em espiral, mas é de realçar que todos os pormenores devem ser vistos e apreciados por quem visita a livraria Lello, incluindo a diversidade de livros expostos nas suas imensas prateleiras. Os arcos quebrados, o teto trabalhado, o grande vitral e os bustos esculpidos de escritores como Antero de Quental, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Teófilo Braga, Tomás Ribeiro e Guerra Junqueiro são também detalhes a enaltecer. 

Por isso se forem para os lados da cidade Invicta deem um pulinho até à Lello que não se vão arrepender. É que é impossível não se ficar enamorado por esta livraria! 

4 comentários:

  1. Eheh,

    coincidência, estive lá há umas horas atrás.

    :D

    Beijo pa ti, Susaninha!

    ResponderEliminar
  2. Quando for ao Porto, não me hei de esquecer de a visitar. Parece realmente fabulosa! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. uma referencia...
    um dia quando for vender gado ao Porto... passo por lá..

    ainda bem que ela ainda existe... ainda bem...

    abrazo serrano

    ResponderEliminar

Espaço para pintares com outras cores