Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

Momentos na Feira do Livro de Lisboa


Ontem tive a minha primeira incursão pela 80ª Feira do Livro de Lisboa! Já faz algum tempo que tinha uma enorme vontade em conhecer e calcorrear as avenidas desta feira, que se prolongará por mais uma semana, até dia 23 de Maio.

As minhas primeiras sensações foram no stand da Porto Editora, onde pude encontrar-me com Luis Sepúlveda. Sabia que o autor iria estar pela feira e por isso levei comigo o meu muito velhinho História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, para lhe pedir um autógrafo e poder dizer-lhe o quanto aprecio a sua escrita. Foi um momento para mais tarde recordar!

Dali segui ao encontro de um outro autor. José Rodrigues dos Santos recebeu-me com a simpatia de um sorriso e enquanto autografava o meu livro A Ilha das Trevas, aproveitei para lhe dizer que este era mesmo o meu preferido.

Após estes dois encontros que me continuam a parecer irreais, parti à procura dos livros da minha imensa e interminável lista! Claro que não ia comprá-los todos, mas havia três que queria mesmo adquirir. Acabei por trazer dois da lista O Evangelho do Enforcado, de David Soares e A Quinta dos Animais, de George Orwell (este último com direito a um livro de oferta Jerónimo e Eulália, de Graça Pina de Morais) e um que não tinha propriamente na lista, mas que há muito queria (re)ler Lendas e Narrativas, de Alexandre Herculano. Para uma próxima feira ficou a máquinda de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe.

O dia terminou com um momento de relaxamento na verde relva do Parque Eduardo VII e que tão bem me soube! Boas leituras!

10 comentários:

  1. Também andei por lá e tive a mesma sensação desses "encontros irreais". :) Não imaginava ver Luis Sepúlveda ou Agualusa e tantos mais que guardava no meu imaginário de autores-nomes-em-livros. Valeu bem a pena. :)

    ResponderEliminar
  2. É tão bom poder conhecer aqueles que tanto admiramos.
    Quanto ao que ficou para uma próxima feira, não o deixes fugir, é um magnífico livro.

    ResponderEliminar
  3. Estive lá ontem, Domingo, e também lá estava o Luís Sepúlveda. mas nunca li nada dele. Estive, isso sim, com os autores Pedro Sena-Lino, Frederico Duarte, e Isabel Ricardo Amaral. :)

    E lá comprei mais um livro, o 5º em 4 visitas à Feira...

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. (Esqueci-me de dizer uma coisa. Perdoa-me o duplo comentário!)

    O Evangelho do Enforcado é uma escolha excelente! Vais adorar - já li e fiz a crítica no Lydo. Quano á Quinta dos Animais, do george orwell, também está na lista - depois de ter lido o fabuloso Mil Novecentos e Oitenta e Quatro.

    ResponderEliminar
  5. Livros e Outras Coisas, olá
    Não fui ter com o Agualusa, porque ainda não li nada do autor, apesar de ter um livro cá em casa para ler. :)


    ©carmen zita pois eu não o quero perder mesmo! Gostei imenso de conhecer a escrita deste autor, com o "remorso de baltasar serapião"! :)


    Olá Tiago!
    Tu nunca leste nada de Sepúlveda e eu nunca li nada dos três autores que referes. Parece-me que temos de fazer umas trocas! :)

    Não há problema quanto ao duplo comentário. :) A tua opinião e uma outra do blogue N Livros foram o princípio para me levar a comprar este livro de David Soares. :)
    E "A Quinta dos Animais" foi pela mesma razão que tu, pois "1984" foi mesmo um dos meus livros preferidos e marcantes do ano passado!

    E por este andar até dia 23 ainda irás fazer mais incursões à feira e com mais aquisições! :D

    ResponderEliminar
  6. "A Quinta dos Animais", que inicialmente tinha o título "O Triunfo dos Porcos" é um pequeno grande livro, que certamente vais gostar. Lê-se num instante.

    Também ando curiosa com esse último de valter hugo mãe, mas nunca li nada dela. Pena teres pedido o autógrafo ao Sepúlveda antes de eu ter chegado, que ainda te tirava uma fotografia com ele... :)

    Já agora, obrigada pela boa companhia e pelas fotografias! :D

    Beijocas e continuação de boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Teté a minha ânsia de estar com o autor era tanta, que não me lembrei de mais nada! Estava com receio que ele fugisse! Ehehe

    Beijocas e boas leituras também para ti! :)*

    ResponderEliminar
  8. Ainda não li nenhum dos que compraste, mas estou cheia de curiosidade para ler David Soares e do Orwell está na minha wishlist há algum tempo.
    Que sorte teres apanhado o Luís Sepúlveda, adoro os livros dele! :)

    ResponderEliminar
  9. Quero ler em breve "O Evangelho do Enforcado", já li muitos comentários postivos sobre o livro.

    ResponderEliminar
  10. N. Martins e Paula, olá
    "O Envangelho do Enforcado" será mesmo o meu próximo livro a ler. Assim que acabar "O Claustro do Silêncio", de Luis Rosa. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Espaço para pintares com outras cores