terça-feira, 15 de abril de 2014

"Contos do Nascer da Terra"

Contos do Nascer da Terra. Ao lermos um título assim só nos vem um nome à cabeça: Mia Couto. Há livros que podem ser lidos e relidos vezes sem conta que nunca perdem a sua essência. Este é um deles. Pois em cada palavra de Mia Couto encontramos sempre beleza e poesia. Em cada estória descobrimos pormenores que na primeira leitura tinham passado despercebidos. E depois há sempre aquelas palavras inventadas que nos soam sempre tão bem ao ouvido, que nos perguntamos se poderia haver outro criador para elas, que não fosse o Mia Couto.

Nesta obra, Mia Couto conta-nos 35 estórias cheias de cheiro, de encantamento e de nostalgia. A sua escrita tão característica enche-nos a alma de beleza e seduz-nos a cada palavra. Por isso, há que saborear lentamente estes contos do nascer da terra, sem pressas. E depois de lidos fica a vontade de voltar ao início va-ga-ro-sa-men-te.

«Na vida tudo chega de súbito. O resto, o que desperta tranquilo, é aquilo que, sem darmos conta, já tinha acontecido. Uns deixam a acontecência emergir, sem medo. Esses são os vivos. Os outros se vão adiando. Sorte a destes últimos se vão a tempo de ressuscitar antes de morrerem.»
"A filha da solidão"

sexta-feira, 11 de abril de 2014

"não haverá milagres aqui"

Scottish National Gallery of Modern Art em Edimburgo, Escócia

Não haverá encantamento, nem cegueira
nem loucura, nem obsessão.
Não haverá inquietação, nem ansiedade
nem turbulência, nem descontrolo.
Não haverá promessas, nem cobranças, 
nem desconfiança, nem ciúme.
Não haverá tristeza, nem lágrimas
nem dor, nem ilusão.
Não haverá milagres.
...

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Trilho da Praia do Barril

Percurso: Pedestre 
Localização: Pedras d'el Rei, Santa Luzia, concelho de Tavira
Distância aproximada: 3-4 km (ida e volta) 
Duração aproximada: 1h00 
Grau de dificuldade: Baixo 


O trilho da praia do Barril é um percurso integrado no Parque Natural da Ria Formosa, que tem início e término na Ponte de acesso à praia do Barril, em Pedras d'el Rei. 

Ao passarmos a ponte podemos fazer o trilho de comboio, mas não foi a nossa opção. O percurso pode então ser feito por terra batida ou por um passadiço de madeira, que nos acompanha até à praia. 

Enquanto caminhamos do lado da ria, podemos observar a extensa zona húmida de sapal, que nos leva até às dunas. Por esta zona podemos encontrar algumas aves como as garças e as gaivotas, os borrelhos, os alfaiates e os pernilongos. Mas, ao longo do percurso existem diversos pontos de informação que nos elucidam mais sobre a fauna e a flora envolvente. 

No final do percurso temos uma zona de apoio de praia e ao chegarmos à praia, encontramos do lado direito o tão famoso cemitério de âncoras.

Atualmente o espaço comercial da Praia do Barril, bem como a antiga armação de atum, a vizinha vila piscatória de Santa Luzia e a Estação Agrária de Tavira estão a ser impulsionados, desde o ano passado, pelo Projeto Barril. Este projeto, dinamizado por 12 jovens, tem como objetivo esbater a sazonalidade e criar um modelo que assente não só no sol e praia, como também numa forte aposta no "turismo sénior e acessível" e na "dieta mediterrânica".

Para terminar, refiro apenas que o trilho da praia do Barril é um daqueles passeios que sabe sempre bem em qualquer estação do ano!


Pinturas populares (últimos 30 dias)