quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

10| livrarias e bibliotecas no mundo

Ljubljana, Eslovénia


Ljubljana é uma capital europeia pequena, mas com imenso movimento e animação! É daquelas cidades que assim que se conhece, fica-se logo apaixonado no primeiro instante. Calcorreando pelas ruas da cidade há sempre encontros com turistas a deliciarem-se com alguma acrobacia de animadores de rua ou simplesmente a apreciar a melodia que sai de um saxofone ou de uma viola. E é de rua em rua que se chega à praça principal onde se dão todos os encontros e todas as despedidas.

E foi nesta pequena cidade que fui encontrar a maior concentração de livrarias e alfarrabistas! Em cada esquina há uma loja apinhada de livros à nossa espera. Não consegui resistir à maioria delas, é claro! Até porque as montras e a decoração de muitas das livrarias e alfarrabistas são um autêntico convite a entrar e a ficar. 

Na Beletrina encontrei simpatia e dedicação na tentativa de encontrar na base de dados os nossos autores portugueses, mas sem sucesso. Como o espaço era tão agradável, desculpei-lhes a falha. No alfarrabista Cunjak encontrei, num espaço pequeno, uma boa variedade de autores estrangeiros, mas também não vi nenhum nome em português. Só que aqui foram os objetos decorativos, que tiveram mais sucesso e me fizeram lembrar outros tempos.

Pinturas populares (últimos 30 dias)