sábado, 26 de maio de 2007

Recantos coloridos

Está a decorrer na vila de Ponte de Lima, o 3.º Festival Internacional de Jardins.
Este acontecimento anual procura seguir o modelo do Festival de Chaumont, em França, e tem como intuito restabelecer o equilíbrio paisagístico, de forma a combater a imagem de betão construído sem planeamento nas nossas cidades. Assim, dá também um contributo pedagógico à população visitante.
Os temas deste ano são diversos (12). Podemos passear por um Jardim de (Con)trastes ou por um Jardim Reciclado ou até mesmo por um Jardim de Cartão, pelo O Homem que Plantava Árvores ou dar um saltinho e iniciar uma Metamorfose.
Os participantes do festival têm oportunidade de inventar e marcar a diferença. Os materiais reutilizáveis, a criação e a inovação são parte integrante destes jardins originais em formas, cheiros e cores.


A máquina não registou fotografias do festival. As fotos que vos deixo hoje aqui são dos jardins e dos espaços que envolvem a vila. Podem sempre deleitar-se com o Jardim Romano e o Jardim Barroco.



Os espaços verdes estão entranhados em Ponte de Lima. É impossível entrarmos na vila e não nos depararmos com os infindáveis canteiros de flores todos trabalhados e arranjados ou com pequenos jardins onde nos cruzamos com apaixonados a partilhar juras de amor.



"Devagar no jardim a noite poisa
E o bailado dos seus passos
Liberta a minha alma dos seus laços,
Como se de novo fosse criada cada coisa."

Sophia de Mello Breyner Andresen, Obra Poética
_________________
Nota: Tema para 2008 - Energias no Jardim. Entrega das candidaturas até 30 de Outubro de 2007.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

As vozes de Macbeth

Dias de teatro são sempre dias especiais.
1.ª Plateia. Lugar D7.

Macbeth.
O guerreiro. O lutador de vozes.
Vozes que habitam nele. Vozes que habitam nos outros. Vozes que habitam por todo o lado. Vozes do passado. Vozes do presente. Vozes que não se calam. Vozes que surgem inesperadamente. Vozes que abrem buracos.
Macbeth.
O inquieto. O receoso de vozes.
Vozes que o extasiam. Vozes que o conduzem. Vozes que o travam. Vozes que o colocam do avesso. Vozes que o deixam “sedento de cumprir o seu oráculo”.
Texto adaptado do original de Bruno Bravo, Encenador.
______________________
Nota: Peça em cena no Teatro das Figuras em Faro, dia 23 de Maio (hoje), às 21h30.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Bicampeões!!

É que nem esperava outra coisa!
Cam-pe-ões, cam-pe-ões, nós somos cam-pe-ões!
Cam-pe-ões, cam-pe-ões, nós somos cam-pe-ões!
Cam-pe-ões, cam-pe-ões, nós somos cam-pe-ões!
... ...

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Quotidiano atribulado

Maio já vai avançado e para além dos acidentes de percurso, ando sem Tempo para aqui escrever… Após ler Miguelanxo Prado não resisti em dedicar-lhe o mês. Um autor extraordinário, com um humor arrojado que toca nos calos da sociedade. O livro de BD Crónicas Incongruentes retrata seis histórias hilariantes, onde “o resultado é uma lúcida e acutilante reflexão sobre a violência quotidiana” a que estamos submetidos e até resignados. É impossível lê-las e não nos revermos nessas mesmas histórias. Acaba por ser irónico! As histórias são tão caricatas, mas tão reais e actuais, que rimos às gargalhadas com as situações expostas. Como se até fosse normal!!
Das seis histórias a n.º 5 é sem dúvida a mais delirante. Miguelanxo Prado retrata as forças policiais. Ao longo das vinhetas vão sendo descritas diversas situações, tais como: assaltos, agressões, condução perigosa, etc. Em todas elas a polícia assiste passivamente. No final, encontramos o caricato, ou seja uma senhora a ir presa por ter estacionado em segunda fila na via pública para poder prestar auxílio a um acidentado.
Prado apaixona. E desta feita, não consegui ler apenas um!!
O livro do mês no Georden também é de Miguelanxo Prado, porque não ir até aqui dar uma espreitadela!?
Boas aventuras no vosso dia-a-dia!! Ehehe

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Tipografia

________________
Fonte: Heitlinger, Paulo, Tipografia: Origens, formas e uso das letras, Lisboa: Dinalivro, 2006.

Pinturas populares (últimos 30 dias)